Cargueiro militar é o mair avião já produzido pela Embraer e governo português receberá a primeira aeronave em 2023
A Embraer anunciou ontem, quinta-feira (22/08), a assinatura de um contrato de venda de cinco aviões KC-390 ao governo português.
Pela primeira vez o cargueiro militar KC-390 está sendo negociado para o exterior, a aeronave é a maior unidade já produzida nas fábricas da Embraer e Portugal receberá o primeiro avião em 2023 e o último em 2027.
A Embraer não divulgou os valores recebidos na negociação, mas João Gomes Cravinho, ministro da Defesa Nacional de Portugal, teria declarado no início de julho que o contrato que envolve também toda a assistência pós-venda, ultrapassa os 800 milhões de euros.
-
Governo adota medidas emergenciais contra intoxicação por metanol e reforça alerta à população
-
Honda Civic Híbrido 2026 se torna o melhor sedã do país, mas preço assusta
-
Nova geração do Citroën Aircross é registrada no Brasil, veja como ele muda em relação ao europeu
-
A maldição do ônibus de “Na natureza selvagem”: viajantes tiveram mesmo destino de Chris McCandless ao irem de encontro do famoso “Ônibus Mágico”
O governo português dará duplo uso ao cargueiro (militar/civil), pois pretende usar a aeronave no combate a incêndios e substituirão o modelo C140 do país, que está no final de sua vida útil.
A aeronave
O KC-390 é o maior avião fabricado no Brasil, está sendo produzido em série na fábrica da Embraer de Gavião Peixoto (SP) e foi certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 2018.
Inicialmente a aeronave foi desenvolvida pela Embraer para atender a Força Aérea Brasileira (FAB), com 28 unidades sendo comercializadas em 2014 e a primeira entrega sendo prevista para o próximo mês e as próximas no decorrer do ano. A intenção da FAB é iniciar as operações com as aeronaves até outubro.
O cargueiro brasileiro pode transportar cargas de grandes dimensões (até 26 toneladas), pois tem acesso por meio de rampa, pode alcançar uma velocidade de 470 nós (870 km/h) e opera em pistas não pavimentadas ou danificadas, sendo abastecido em pleno voo.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.