Com a consulta pública para os leilões de arrendamento futuros nas áreas de movimentação de cargas sólidas no Porto de Paranaguá, a Portos do Paraná busca incrementar o processo com a contribuição pública e esclarecer dúvidas existentes
A companhia Portos do Paraná abriu consulta pública durante a última quarta-feira, (25/05), para a licitação de novas áreas de movimentação de cargas sólidas que passarão por leilões de arrendamento futuros no Porto de Paranaguá, localizado no estado paranaense. Assim, a autoridade portuária visa trazer mais transparência para o processo de concessão das áreas à iniciativa privada e receber a colaboração pública nessas licitações.
Duas novas áreas do Porto de Paranaguá passarão por leilões de arrendamento e a Portos do Paraná abriu consulta pública para contribuição no processo
Localizadas a leste do Porto de Paranaguá, a PAR14 e a PAR15 são destinadas à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais e são essenciais para as operações de exportação e importação no complexo. Agora, a Portos do Paraná está iniciando os processos para o arrendamento futuro dessas áreas, com foco na realização dos leilões ainda durante o ano de 2022, e continua com seus esforços para acelerar todo esse processo.
- O maior estaleiro de demolição de navios do mundo: com mais de 10 km de instalações costeiras, este centro de reciclagem naval desmantela cerca de 50% das embarcações globais
- Mais uma multinacional abre fábrica no Brasil! Dessa vez, o local escolhido foi Sorocaba, onde o Grupo Evapco investiu R$ 200 milhões e espera criar 800 vagas de emprego!
- Mega fábrica do Grupo Boticário em Minas Gerais terá R$ 1,8 BILHÃO de investimento e deve gerar 800 vagas de emprego para a população!
- Asfalto feito de cana? Conheça a estrada sustentável produzida com cinzas do bagaço da cana: mais resistente, durável e econômica
Dessa forma, a empresa abriu consulta pública para as licitações envolvendo os leilões de arrendamento das áreas de movimentação de cargas sólidas no Porto de Paranaguá. A abertura aconteceu durante esta última quarta-feira e os editais estarão disponíveis para consulta até o próximo dia 08 de julho.
Com isso, as novas convocações, da PAR14 e PAR15, já estão publicadas nos diários oficiais, do Estado e da União, e no site da Portos do Paraná, e você pode conferí-las a qualquer momento até a finalização da consulta.
Os 45 dias que estão sendo disponibilizados para a consulta pública das licitações tem como objetivo principal promover a transparência dentro desse processo de concessão à iniciativa privada. Além disso, eles também serão essenciais para quem estiver interessado em contribuir de alguma forma para as licitações dos futuros leilões de arrendamento das áreas no Porto de Paranaguá. Assim, o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, comentou que “Esse período antecede as audiências públicas que também já estão com datas pré-definidas para a primeira semana de julho, nos dias 5 e 6. Nossa expectativa é levar a leilão, ainda neste ano, essas três áreas”.
Leilões de arrendamento das áreas PAR14 e PAR15 não são os primeiros previstos para 2022 no complexo portuário e a Portos do Paraná está investindo nos processos
A concessão de áreas operacionais à iniciativa privada está sendo cada vez mais procurada pelos portos brasileiros e não seria diferente no Porto de Paranaguá. Isso pois, as licitações para os leilões de arrendamento das áreas de carga sólida PAR14 e PAR15 são, respectivamente, a segunda e terceira audiências públicas de áreas a serem realizadas neste ano.
Antes mesmo do início dos processos dessas áreas, a Portos do Paraná iniciou a audiência pública da área PAR09, de 24 mil metros quadrados, voltada também para movimentação de granéis sólidos vegetais.
Ainda sobre o processo de contribuição pública para os futuros leilões de arrendamento das áreas, a Portos do Paraná destaca que serão consideradas pela Comissão de Licitação de Áreas Portuárias (Clap) apenas as contribuições, subsídios e sugestões enviadas até as 23h59 do dia 8 de julho. E, além disso, essas devem ser feitas apenas pelos formulários fornecidos no próprio site disponibilizado para a consulta pública.
E, com a abertura da consulta pública por parte da Portos do Paraná, a companhia continua buscando novos rumos de crescimento portuário para o Porto de Paranaguá ao longo dos próximos anos, com foco na expansão das operações de movimentação de cargas.