Desde 2011, Porto Itapoá movimenta 10 milhões de TEUs e alcança o segundo lugar no ranking nacional de contêineres em 2025, com forte expansão nas operações
O Porto Itapoá, em Santa Catarina, atingiu uma marca expressiva desde o início de suas operações em 2011. Ao longo desse período, já movimentou 10 milhões de TEUs. A evolução foi constante: em 2014, o terminal alcançou 1 milhão de TEUs acumulados; em 2016, chegou a 2 milhões; e em 2017, superou 3 milhões. Em 2023, registrou 1 milhão de TEUs movimentados em apenas um ano.
Entre 2015 e 2025, o perfil operacional do porto passou por mudanças significativas. As exportações, que representavam 64% da movimentação em 2015, recuaram para 41% em 2025. Por outro lado, as importações cresceram de 36% para 59% no mesmo período.
Houve também alterações nas principais cadeias de importação. Em 2015, lideravam “Automóveis e seus componentes” e “Eletrônicos”.
-
Transpetro lança licitação de barcaças e empurradores: mobilização da indústria naval brasileira, foco em navegação interior e transporte de combustíveis na costa
-
Monitoramento dos rios na Amazônia ganha reforço com embarcação Uiara, unindo tecnologia hidrológica, gestão sustentável, inovação naval e segurança hídrica nacional
-
R$ 2,6 bilhões na Bahia: Petrobras reacende o setor naval, reabre a Fafen e promete novo ciclo de prosperidade industrial
-
Petrobras assina contratos estratégicos do Projeto Refino Boaventura e embarcações de apoio para sistemas submarinos, impulsionando indústria naval, logística offshore e empregos
Em 2025, os destaques são “Plásticos e suas obras” e “Maquinário e Siderurgia”. Os principais países de origem das importações seguem sendo China, Estados Unidos e Alemanha.
No campo das exportações, a transformação também foi notável. Em 2015, os principais produtos exportados eram “Carnes congeladas e refrigeradas” e “Maquinário geral e seus componentes”.
Já em 2025, os líderes são “Produtos Florestais” e “Alimentos e Bebidas”. Os destinos das exportações mudaram um pouco. Em 2015, os maiores mercados eram Estados Unidos, Venezuela e China. Em 2025, são Estados Unidos, China e Itália.
No primeiro trimestre de 2025, o Porto Itapoá se consolidou como o segundo maior movimentador de contêineres do Brasil.
Foram mais de 202 mil unidades movimentadas, ficando atrás apenas do Porto de Santos. O crescimento no período foi de 37% em comparação ao mesmo trimestre de 2024, superando a média nacional de 10%.
Com informações de Portos e Navios.