Ações como melhorias nos acessos, dragagem, Avenida Portuária foram citadas em webinar para alavancar a atratividade do Porto do Rio de Janeiro
Na última segunda-feira (20), a Logística Brasil (Associação Brasileira dos Usuários dos Portos, de Transportes e da Logística) em parceria com a Agência Infra, promoveram um evento virtual com autoridades públicas, empresários e entidades para debater as conquistas recentes e os projetos futuros do Porto do Rio de Janeiro.
Leia também
- Medida adotada pelo Governo zera impostos sobre importação de equipamentos de energia solar
- Aneel aprova comissionamento de usina de energia eólica na Bahia pela empresa EDF Energias Renováveis do Brasil
- 34 vagas de emprego para Soldador, Pintor, Ferramenteiro e mais profissionais convocados para trabalhar em indústria no Rio de Janeiro
O diretor-presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, informou que está estabelecendo os projetos no Porto do Rio de Janeiro em alguns pontos fundamentais.
Pode-se citar ações como a melhoria do acesso aquaviário, com a nova sinalização náutica para permitir a navegação noturna; o acesso terrestre, que inclui a Avenida Portuária; melhoria da segurança do Porto com investimentos em tecnologia; a melhoria da gestão; e novos arrendamentos para carga geral, granéis líquidos e atividade offshore.
- O maior estaleiro de demolição de navios do mundo: com mais de 10 km de instalações costeiras, este centro de reciclagem naval desmantela cerca de 50% das embarcações globais
- Mais uma multinacional abre fábrica no Brasil! Dessa vez, o local escolhido foi Sorocaba, onde o Grupo Evapco investiu R$ 200 milhões e espera criar 800 vagas de emprego!
- Mega fábrica do Grupo Boticário em Minas Gerais terá R$ 1,8 BILHÃO de investimento e deve gerar 800 vagas de emprego para a população!
- Asfalto feito de cana? Conheça a estrada sustentável produzida com cinzas do bagaço da cana: mais resistente, durável e econômica
De acordo com o presidente, o Porto do Rio de Janeiro irá se desenvolver como o munícipio merece: “Na melhoria do acesso aquaviário, estamos com a parceria das empresas arrendatárias e alinhados com a Marinha do Brasil. Estamos também trabalhando firmemente para que a tabela 1 volte para a Companhia Docas do Rio de Janeiro para que possamos fazer investimentos em obras de infraestrutura como a dragagem. Na minha visão estratégica, Docas tem que se preparar para estar à frente dos problemas e receber os grandes navios e temos o propósito de tornar a companhia o mais eficiente possível.”
Já o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Marcelo Sampaio, destacou que o planejamento estratégico é necessário para a modernização da infraestrutura portuária e para alavancar a competitividade do Porto do Rio de Janeiro, se refletindo numa dinâmica mais próxima de investimentos privados.