Porto do Açu foi destaque internacional em matéria da CGTN, principal canal em língua inglesa da China, enaltecendo grandes oportunidades de negócios e atividades portuárias entre as duas nações
China e Brasil assinaram uma relação especial entre os portos irmãos do porto chinês de Guangzhou e o Porto de Açu, o mais movimentado do Brasil. Lucrecia Franco da CGTN diz mais sobre etsa nova parceria. Segue a transcrição completa da reportagem, o link original da CGTN está na caixa de comentários no final desta matéria.
“Este é o Porto do Açu, o maior complexo portuário da América Latina. Localizado em São João da Barra, no estado do Rio de Janeiro, o complexo possui uma área total de 130 quilômetros quadrados e nove terminais. E este é o porto de Guangzhou, que se tornou o porto-irmão da Açu em maio. Guangzhou é o quinto maior porto e centro regional do mundo no sul da China, movimentando mais de 600 milhões de toneladas de carga em 2018
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Maartje Driessens, gerente de parcerias estratégicas, Porto do Açu “Quando olhamos para o porto de Guangzhou, eles têm cerca de cinqüenta portos irmãos. Eles estão ligados, por exemplo, com a África, com o porto de Lagos, na Nigéria. Eles estão conectados com portos na Indonésia, nos Estados Unidos, na Ásia, na Europa Então, fazer parte deste clube é um privilégio real, porque realmente nos permite tornar-se um dos melhores desta categoria, basicamente, Guangzhou abre as portas para muitas autoridades portuárias em todo o mundo “.
E há mais boas razões para o interesse desse porto na China: o minério de ferro. O Brasil é o segundo maior fornecedor de minério de ferro da China. Este porto tem um terminal dedicado para exportar matérias-primas de minério de ferro que é fundamental para a expansão industrial da China.
Luiz Francisco da Silva, Gerente de Operações de Terminais do porto do Açú diz: “É a mais avançada tecnologia para exportar minério de ferro, do estoque até o requisitante dos materiais porque nós verificamos todas as partes do processo, a partir da quantidade de materiais que recebemos até a qualidade do produto que temos em estoque “.
O porto tem um sistema automatizado que pode lidar com mais de 26 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. O minério vem de minas próximas através de oleodutos. E, depois de um processo de secagem, está pronto para carregar navios gigantes que navegam principalmente para a China, incluindo Guangzhou, seu novo porto irmão.
Lucrecia Franco, São João da Barra, Brasil: “Mas a demanda da China por commodities brasileiras não é a única razão para a parceria. O conceito é compartilhar conhecimentos que e também atraem as empresas chinesas a operar dentro deste recente complexo industrial.
MAARTJE DRIESSENS GERENTE DE PARCERIAS ESTRATÉGICAS, PORTO DE ACU: “Somos um porto novo, temos uma infraestrutura de última geração, o que garante alta produtividade e alta eficiência. Além disso, já estamos operando, temos terminais. Então, basicamente, as empresas chinesas que querem exportar e importar e produzir têm toda a infraestrutura de que necessitam. ”
Uma indicação clara de quanto interesse o Brasil tem em aprofundar a cooperação com a China, o principal parceiro comercial do Brasil, com quase US $ 100 bilhões em comércio bilateral no ano passado. Lucrecia Franco, CGTN, São João da Barra, Brasil.”