A realização das obras de construção da ferrovia Transertaneja tem como principal objetivo ligar o Piauí ao Porto de Suape e viabilizar um novo terminal para o escoamento das cargas produzidas no entorno da região do novo ramal
O Porto de Suape realizou a assinatura da ordem de serviço com o consórcio formado entre as TPF Engenharia e B & C Engenheiros Consultores Ltda para viabilizar os estudos para readequação do projeto da ferrovia Transertaneja. Assim, a administração ressaltou nesta sexta-feira, (13/05), que o ramal tem como objetivo viabilizar as obras de criação de novo terminal e irá ligar o interior do estado do Piauí ao porto como forma de garantir o escoamento das cargas produzidas na região.
Assinatura de ordem de serviço com consórcio é mais um passo dado pelo Porto de Suape para os estudos de readequação da construção da ferrovia Transertaneja no complexo
A ordem de serviço assinada entre o Porto de Suape e o consórcio formado pelas empresas TPF Engenharia e B & C Engenheiros Consultores Ltda. nesta semana irá viabilizar estudos para readequação do projeto da ferrovia Transertaneja. Assim, um trecho de 9,7 quilômetros entre o entroncamento da BR-101 com a Rota do Atlântico (PE-09) e a porção leste da Ilha de Tatuoca, no Complexo Industrial Portuário de Suape, será o principal ponto de estudo para as obras de construção.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
- Investimento milionário: Grupo Olho D’Água anuncia nova fábrica de açúcar com R$ 150 milhões e cria centenas de vagas de emprego!
Esse projeto tem como principal objetivo permitir a instalação de um terminal de minério na Ilha de Cocaia, para escoamento da produção de jazidas localizadas em Curral Novo, no Piauí. E, com a criação da ferrovia Transertaneja, o Porto de Suape terá um novo trajeto para o escoamento dessa produção e, posteriormente, as operações de movimentação de cargas diretamente no complexo. Todo o projeto de criação da nova ferrovia está sendo acelerado e se encontra atualmente dentro do Plano Diretor 2011 do porto.
Agora, após a assinatura da ordem de serviço com o consórcio formado, haverá um tempo estimado de 300 dias para que as empresas firmem o contrato e viabilizem o início dos estudos para a readequação do projeto de construção da ferrovia. Além disso, o Porto de Suape divulgou que o investimento que será aplicado apenas nessa primeira etapa do projeto gira em torno de R$ 5,27 milhões. Agora, a administração aguarda apenas a assinatura da licitação para dar continuidade ao plano de construção do ramal para, posteriormente, seguir para a instalação do novo terminal.
Complexo de Suape destaca importância da construção de nova ferrovia para viabilizar a instalação do terminal e expandir operações na região da Transertaneja
A criação da Ferrovia Transertaneja é uma alternativa à Transnordestina, projeto viabilizado no ano de 2006 que acabou parado devido a complicações nas licitações. Agora, o Porto de Suape visa retomar a iniciativa de ligar o interior do Piauí ao complexo e garantir um terminal de escoamento de cargas eficiente e ágil na região. E, após a assinatura da autorização da construção pelo ministro da Infraestrutura (Minfra), Tarcísio de Freitas, em 10 de dezembro de 2021, o complexo segue em busca de acelerar o projeto.
Dessa forma, o diretor-presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão, comentou sobre a importância da iniciativa e destacou que esse “É um passo muito importante de preparação da infraestrutura do porto para a chegada deste grande projeto ferroviário, que terá impactos positivos não só para Suape, mas para toda a cadeia produtiva de Pernambuco e dos estados vizinhos. Há uma infinidade de novas possibilidades de negócios para diversas cargas, como grãos e veículos, por exemplo ”.
Por fim, a administração do Porto de Suape afirmou que a obra será tocada pela iniciativa privada e tem custo estimado de R$ 5,7 bilhões até a etapa de finalização. Assim, o complexo conseguirá tornar a sua infraestrutura de escoamento de cargas ainda mais eficiente na região e expandirá sua presença no Piauí.