Situado no litoral paulista, o Porto de Santos, o maior do Brasil, movimentou 162,4 milhões de toneladas de carga em 2022. O valor marcou um recorde, pois representou um aumento de 10,5% frente ao movimentado 2022.
Os embarques subiram 15,1%, alcançando 118,7 milhões de toneladas, sendo que os desembarques totalizaram 43,7 milhões de toneladas, conforme uma nota divulgada pela Santos Port Authority (SPA). Segundo a entidade, o Porto de Santos marcou um crescimento de 22% nos últimos quatro anos, representando um avanço anual de 5,1%.
Além disso, a participação do Porto de Santo na corrente comercial brasileira apresentou 28,8% do montante nacional em 2022, tendo fluxo de 5.202 navios. No porto, as mercadorias do agronegócio são as principais responsáveis pelos acumulados de carga do ano. Entre os destaques, temos os embarcados de grãos de soja, que avançou 9,6% frente a 2021, carnes (+20%), milho (+80,8%), sucos cítricos (+9,5%) e celulose (+59%).
Além disso, a movimentação do mês de dezembro obteve sua maior marca na história, com 12 milhões de toneladas. Em relação aos contêineres, o Porto de Santos atingiu 5 milhões de TEU no ano de 2022. Isso representa um aumento de 21% em quatro anos, além de 3,2% frente a 2021. Sendo um recorde, somente em dezembro foram 375,7 mil TEUs movimentados.
-
Primeiro navio de carga movido a vento do mundo chega à Espanha com 64 mil toneladas e promete cortar até 41 toneladas de CO₂ por dia
-
Rodovia gigantesca do Brasil entra na era digital: CCR ViaSul aposenta o dinheiro e transforma a BR-101 Sul em um corredor 100% automatizado até 2026
-
Um gigante navio chines atravessou o Ártico em apenas 20 dias transportando 4.000 contêineres e revolucionou o comércio China-Europa; conheça o Istanbul Bridge
-
BR-340 vai mudar tudo! R$1 bilhão do Novo PAC promete transformar o Rio Grande do Norte com obras, empregos e nova era na infraestrutura
Atualmente, o Porto de Santos já se aproxima de sua capacidade máxima de movimentação de contentores, de 5,2 milhões de TEUs/ano. Conforme a nota da SPA, o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), aprovado em 2020, permitiu ao porto novos projetos para atender o aumento de demanda.
Na nota, a SPA ressaltou que “Entre estes projetos previstos está o novo terminal de contêineres, STS 10, que aumentará a capacidade para esta carga em 2,3 milhões TEU/ano, retirando o risco do Porto em operar no seu limite de capacidade para contêineres”.
Governador de São Paulo aponta que o Governo Federal não descarta privatização do Porto de Santos
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontou que o presidente Lula não desconsiderou o megaleilão do Portão de Santos, que estava previsto na sua gestão como Ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro. Segundo ele, em entrevista ao Estadão, o Governo não somente descartou a hipótese, mas também está aberto ao megaleilão.
Em sua gestão como Ministro da Infraestrutura, Tarcísio apontava a iniciativa como muito positiva. Para ele, a privatização do porto, no modelo de venda da autoridade portuária, é um tema delicado do ponto de vista do novo governo.
Por outro lado, Tarciso apontou que o Presidente Lula não está “preso a dogmas”. Segundo ele, “Ele disse que, obviamente, essa questão da privatização é um tema sensível, mas que ele também não está preso a dogmas, a conversar internamente”. Por fim, Tarcísio apontou que o tema é bastante sensível e, dessa forma, é necessário ter cautela com a discussão.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.