Portas USB da TV e outros dispositivos possuem diferenças e você pode estar perdendo tempo. Saiba agora o significado das cores das portas USB do seu dispositivo e aprenda a forma correta de utilizá-los.
Ao conectar um dispositivo USB, todas as portas podem parecer iguais, contudo, elas escondem diferenças importantes. Nem todas as portas USB da TV, PC ou outros dispositivos são iguais, conhecer suas particularidades possibilitará aproveitá-las ao máximo. Desta forma, neste artigo vamos explicar o significado das cores das portas USB e suas principais funções.
Saiba como identificar as diferenças das portas USB da TV
Para diferenciar, à primeira vista, uma porta USB 3.0 de uma USB 2.0, por exemplo, é muito simples e, além de economizar tempo, possibilitará que o consumidor saiba quais dispositivos são mais adequados para cada porta.
Nem todas funcionam da mesma forma, e algumas são ideais para qualquer tipo de uso. Identificar o tipo de porta USB e suas características observando a conexão é relativamente simples se você conhecer os detalhes virtuais que as diferenciam.
-
Cidade do interior de SP une clima frio, vistas a 1.600 m de altitude, cultura japonesa e astronomia em um só destino bem mair barato que Campos do Jordão
-
A estrada mais bonita do Brasil tem 550 km, liga SP ao RJ e revela praias desertas, vilarejos históricos e mirantes espetaculares ao longo do litoral
-
Honda CG 160 ou Biz pra quê? Patinete da Xiaomi tem pneu de 12″, 900 W de potência e roda 60 km com uma carga
-
Top 5 celulares da Motorola custo benefício para você comprar em agosto
Uma das principais formas de identificar e diferenciar é entendendo o significado das cores das portas USB da TV e outros dispositivos. Esse é um dos indicadores mais evidentes para diferenciar os tipos de USB. Por exemplo, as portas USB 3.0 geralmente possuem um conector interno azul, enquanto as USB 2.0 utilizam conectores pretos ou brancos.
Significado das cores das portas USB da TV e outros dispositivos
A Cor Branca é a versão mais antiga e a de menor velocidade dentro do padrão USB, oferecendo uma taxa de transferência de até 1,5 Mbit/s e é usada principalmente em dispositivos de entrada, como teclados, mouses, webcams, entre outros.
Essa está presente em equipamentos mais antigos e de baixo custo, estando associada ao padrão USB 1.0, também chamado de Plug and Play, que tem velocidade de até 12 Mbit/s, ainda distante do desempenho das versões posteriores.
No caso da Cor Preta mais moderna que a anterior, está presente em vários dispositivos, como TVs e centrais de multimídia, e corresponde às portas USB 2.0. Apesar de ter um desempenho melhor que a versão anterior, com velocidade máxima de 480 Mbit/s, ainda fica atrás dos modelos mais recentes.
A Cor Azul, um pouco mais comum, está ligada às portas USB 3.0 ou 3.1 Gen 1, que oferecem velocidades de até 4,8 GBits/s. Essas portas da TV são de médio e alto padrão, sendo ideal para pen drives e consumo de conteúdo multimídia. Azul Claro é pouco comum e é mais potente que a versão azul padrão. Específica para conexões USB 3.1 Gen 2, podendo atingir até 10 GBit/s.
Por fim, a Cor Vermelha é o penúltimo padrão, anunciado em 2019. Acima de todos os anteriores, esse conector indica presença do padrão USB 3.2, que pode atingir 20 Gbit/s. A cor amarela ou laranja é destinada ao carregamento rápido. Essas portas USB da TV e outros dispositivos se caracterizam por fornecer maior potência através do aumento de amperagem sem alterar a voltagem.
Outras formas de identificar as portas USB da TV
Além de entender o significado das cores das portas USB da TV e outros dispositivos, as entradas também podem ser identificadas pelo número de pinos ou contatos.
Por exemplo, o 3.0 possui 9 pinos no total (5 adicionais para maior velocidade e potência), enquanto o USB 2.0 conta com apenas 4, embora esses detalhes nem sempre sejam visíveis a olho nu.
Outra diferença é que o USB 3.0 costuma ser identificado com a sigla SS (SuperSpeed) próxima à porta ou no cabo, algo que não acontece com o USB 2.0, que, em alguns casos, traz apenas a inscrição USB. Além disso, embora os conectores USB 3.0 e 2.0 tenham um design físico semelhante, os conectores USB 3.0 geralmente possuem mais contatos na parte traseira da lingueta interna.
Fonte: Xataka