A Porsche anunciou um novo SUV elétrico que contará com 7 assentos. O carro elétrico promete inovar e superar o Cayenne.
Os veículos da Porsche nunca levaram mais de cinco pessoas. Entretanto, a montadora pode estar prestes a mudar isso com seu novo SUV elétrico. A empresa anunciou recentemente seus planos para lançar um carro elétrico topo de linha no evento Capital Markets Day, realizado na última terça-feira (19) no centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa, em Weissach, Alemanha.
Carro elétrico da Porsche expandirá a posição da empresa no mercado de veículos elétricos
O CEO, Oliver Blume, afirma que a linha Porsche será expandida com a chegada do novo SUV elétrico de luxo, e deu a entender que o veículo será posicionado acima do Porsche Cayenne. Desse modo, segundo Oliver Blume, a empresa planeja adicionar um novo carro elétrico SUV ao seu portfólio, que sairá da linha de produção em Leipzig.
A iniciativa ampliará ainda mais a posição da Porsche no setor de veículos de luxo. O executivo afirma que a empresa está mirando os setores de margem mais alta, em particular. Já é possível saber que o SUV elétrico será montado na mesma fábrica que o futuro Porsche Macan EV, a variante totalmente elétrica do SUV compacto.
- Toyota 4Runner TRD Surf Concept surpreende como picape baseada em SUV: um projeto que traz o verão para o asfalto
- Adeus, Honda Pop 110! Nova concorrente chega com 3 motos incríveis na faixa de R$ 9 mil para dominar o mercado e desbancar até a Yamaha!
- Toyota revela o novo SUV popular mais esperado de 2024: inspirado na mini Hilux, off-road compacto e barato será lançado em novembro e promete vender que nem água
- Carros modernos exigem mais que motores potentes: descubra por que o processador é essencial para uma experiência de condução completa e sem travamentos
Sendo assim, a decisão da Porsche é atingir um setor ainda mais lucrativo. A marca alemã cita estudos de especialistas que afirmam que o mercado de carros elétricos de luxo terá uma expansão robusta nos próximos anos, porém com veículos elétricos a bateria e veículos utilitários esportivos (SUVs).
SUV elétricos ganham espaço no mercado de elétricos
Ao desenvolver esse carro elétrico, a Porsche parece estar acertando o alvo, atingindo um novo setor de mercado que poderia desbloquear um crescimento significativo no futuro.
Segundo o executivo, a empresa está muito bem posicionada para se beneficiar dessas tendências. A Porsche prevê que sua base incluirá clientes mais heterogêneos e jovens da próxima geração, com a proporção de mulheres provavelmente crescendo.
Então a empresa expandiu-se, principalmente, nos EUA e outros mercados pacíficos. Além do SUV elétrico da Porsche que chegará no futuro, a BYD também está trazendo ao mercado nacional o Tan EV, que está sendo importado da China.
O primeiro lote do SUV elétrico já foi esgotado, mesmo com o preço antigo. Como promoção de lançamento, que aconteceu em abril, a empresa disponibilizou um wallbox de 7,2 kWh gratuitamente para os compradores.
Porsche e a sua gasolina sintética
Em março deste ano, a Porsche destacou sua gasolina sintética que não utiliza petróleo, fazendo com que seus veículos mais antigos, que contam com motor a combustão, permaneçam na estrada por mais tempo.
A transição para os carros elétricos pode ser a principal prioridade da indústria automobilística, mas a empresa observa as coisas de forma um pouco diferente, embora ainda faça investimentos de bilhões de euros em eletromobilidade.
A eFuel, como a montadora chama sua gasolina sintética de metanol, será produzida usando hidrogênio verde, feita com energia sustentável. O combustível queimará da mesma forma que a gasolina produzida a partir de petróleo bruto, mas sem as grandes emissões de gases de efeito estufa.
O combustível poderá ser comercializado na rede existente de postos de gasolina no mundo inteiro e os proprietários de Porsches não devem modificar seus motores. A Porsche afirma que seus eletrocombustíveis podem reduzir as emissões de CO₂ em mais de 85% e são mais limpos do que um carro elétrico, ao considerar o impacto ambiental na produção de baterias.