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Por que só o Brasil exige tanta burocracia, aulas e taxas para tirar habilitação: CNH pode custar R$ 4,5 mil, mas em outro país custa só R$ 150 — e sai no mesmo dia

Escrito por Felipe Alves da Silva
Publicado em 06/07/2025 às 20:41
Jovem brasileiro enfrentando burocracia em autoescola e americano recebendo habilitação no DMV em um único dia.
Brasileiro enfrenta longas filas e altos custos para tirar habilitação, enquanto americano finaliza processo em poucas horas.
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Enquanto brasileiros enfrentam altos custos, exigências burocráticas e meses de espera para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nos Estados Unidos o processo é direto, custa até 95% menos e pode ser concluído em um único dia. A disparidade evidencia modelos opostos de confiança no cidadão e regulação estatal.

O valor médio para tirar a habilitação no Brasil é de R$ 2.711,91 para a categoria B, podendo ultrapassar R$ 4.500 em casos de múltiplas categorias ou aulas extras. Já na Califórnia, por exemplo, o custo é de apenas US$ 45 (cerca de R$ 250) e o cidadão faz os exames teórico e prático no mesmo dia. Em estados como o Texas e o Arizona, o valor pode ser ainda menor, chegando a US$ 25 (R$ 138).

Além do preço, o tempo necessário para concluir o processo é significativamente diferente. Um brasileiro que ganha um salário mínimo precisa trabalhar 54 dias para pagar a CNH, enquanto um californiano gasta apenas 2h44min. O sistema norte-americano é baseado na lógica de que o cidadão pode se preparar por conta própria, sendo obrigado apenas a provar sua capacidade no teste.

Exigências, etapas e custos que travam o acesso à mobilidade no Brasil

No Brasil, o caminho até a habilitação passa por aulas teóricas obrigatórias (45 horas), aulas práticas (20 horas), exames médicos, taxas e aluguel de carro. Mesmo aulas teóricas a distância exigem credenciamento específico das autoescolas. Em caso de reprovação ou perda de prazos, o processo precisa ser reiniciado.

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Essas exigências, segundo especialistas, foram criadas para compensar a falta de educação no trânsito e infraestrutura deficiente. Entretanto, o modelo acabou gerando uma indústria em torno da CNH, com mais de 14 mil autoescolas e 200 mil empregos diretos e indiretos envolvidos, segundo dados da Feneauto.

Estudos apontam que a maior parte do custo da CNH está nas aulas práticas. Apenas 20 horas podem custar R$ 1.694,60, com valor médio de R$ 84,73 por hora aula. Boa parte disso é atribuída ao custo de manutenção e aluguel dos veículos utilizados.

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Modelo alternativo poderia reduzir custo da CNH em até 95%

Caso o Brasil adotasse um modelo mais flexível, como o americano, permitindo que o candidato estudasse sozinho e apenas realizasse os testes, o custo da CNH poderia cair para R$ 146,74 — menos de 6% do custo atual. Com exames médicos e psicotécnico, esse valor seria de R$ 343,44.

Mesmo com essa alternativa, o Brasil ainda apresentaria uma carga proporcional de horas de trabalho mais alta que a Califórnia: 21 horas contra menos de 3. Ainda assim, o modelo permitiria maior inclusão de pessoas de baixa renda e ampliação da mobilidade urbana.

Conforme reportagem do canal “Elementar”, os entraves burocráticos atuais limitam não apenas o acesso ao direito de dirigir, mas também impactam diretamente a capacidade de trabalho e geração de renda, especialmente em áreas que exigem deslocamento ou entrega.

E você, quanto pagou pra tirar a CNH na sua cidade? E quanto tempo demorou até sair com ela em mãos?

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Victor
Victor
07/07/2025 17:26

A habilitação náutica segue o mesmo caminho. Inclusive, se vc já era habilitado, na recente mudança das regras vc deve ser reciclado e novamente testado, mesmo que tenha mais de 20 anos de habilitação e prática no mar. Nos USA, para “dirigir” barcos de esporte e lazer de qualquer tamanho, na maioria dos estados, só se exige a habilitação para automóveis. Brasil, o país da burocracia e dos cartórios.

Gil
Gil
07/07/2025 12:46

Sou instrutor de CFC no Paraná e é só deixar os instrutores trabalharem direto para o Detran(sem a auto escola no meio), como se fosse como um Uber(agendamento por aplicativo) que a carteira sai pelo menos pela metade e o instrutor recebe daí seu salário em dia e ganhando muito mais.

Orang
Orang
06/07/2025 23:14

Esqueceram de comentar que, além da indústria construída ao redor da obtenção da CNH, há também o famoso “quebra”. Como de costume, por aqui se cria dificuldades para vender facilidades por baixo do pano.

Felipe Alves da Silva

Profissional com formação militar pelo Exército Brasileiro e experiência em gestão administrativa e logística no setor industrial. Escreve sobre defesa, segurança, geopolítica, indústria automotiva, ciência e tecnologia. Sugestões de pauta: fa06279@gmail.com

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