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Por que os navios não têm faróis? Como fazem para “enxergar” no escuro? 

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 26/07/2024 às 10:07
Atualizado em 27/07/2024 às 23:12
Entenda por que os navios não usam faróis como os carros e como a visão noturna e o radar garantem a segurança em alto mar
Foto: Canva

Entenda por que os navios não usam faróis como os carros e como a visão noturna e o radar garantem a segurança em alto mar.

Os faróis são essenciais para nossa segurança ao dirigir carros e bicicletas à noite, iluminando o caminho e evitando perigos. Essa necessidade de iluminação também se aplica aos mineiros, que usam lanternas de cabeça para trabalhar em condições escuras. Mas e os navios? Por que eles não têm faróis como os carros? A história do Titanic e a evolução da tecnologia de navegação podem fornecer respostas para essa questão.

A tragédia do Titanic e a questão dos faróis

Em abril de 1912, o RMS Titanic colidiu com um iceberg em uma noite escura e tranquila, resultando em um dos naufrágios mais famosos da história.

Os vigias do Titanic avistaram o iceberg como uma ausência de estrelas no céu, sem tempo suficiente para desviar.

Durante a investigação subsequente, alguns oficiais sugeriram que um holofote poderia ter ajudado a evitar a tragédia. Mas a realidade é mais complexa.

Visão noturna: um requisito essencial para os navios

Os marinheiros dependem de sua visão para operar com segurança no mar há séculos. Nos dias de navegação à vela, os vigias eram valorizados por sua capacidade de avistar perigos e identificar navios no horizonte.

A visão noturna é crucial para detectar balizas, bóias e luzes de navegação de outros navios, que indicam a direção em que estão se movendo.

Um holofote poderoso poderia prejudicar essa visão, ofuscando a escuridão e tornando difícil ver outros sinais importantes.

No tempo do Titanic, e até hoje, a visão aguçada é valorizada.

A iluminação potente à frente do navio poderia ofuscar a visão noturna dos vigias, tornando difícil distinguir obstáculos e outras luzes de navegação. Mesmo no Titanic, as luzes do convés eram protegidas para não interferir na visão noturna.

A utilização de luzes vermelhas nas áreas de navegação ajuda a preservar essa visão crucial.

A Importância do radar na navegação moderna

Hoje em dia, os navios modernos utilizam o radar, uma tecnologia que supera a visão humana na detecção de objetos no escuro.

O radar emite ondas eletromagnéticas que refletem nos objetos à frente, permitindo que a tripulação mapeie com precisão o que está à frente, independentemente das condições de iluminação.

Com o radar, um navio pode detectar obstáculos a quilômetros de distância, muito além do alcance visual humano.

Embora a maioria dos navios não utilize faróis potentes na proa, há situações específicas em que os holofotes são úteis.

Navios quebra-gelos, por exemplo, são equipados com potentes holofotes para ajudar a tripulação a ver o gelo e outros obstáculos enquanto navegam em condições difíceis.

Em tempos de guerra, os holofotes são usados para sinalizar para navios amigos e iluminar alvos inimigos, mas também podem revelar a posição do navio, tornando-o vulnerável.

Luzes de navegação marítima

As luzes de navegação são dispositivos essenciais para a segurança no mar, no ar e até em estradas.

Elas têm a função principal de sinalizar a posição, a direção e o status operacional de um veículo, seja ele um navio, um avião ou um automóvel.

A utilização adequada dessas luzes permite evitar colisões e assegurar uma navegação segura, especialmente em condições de pouca visibilidade ou durante a noite.

No contexto marítimo, as luzes de navegação são regulamentadas por convenções internacionais, como as Regras Internacionais para Prevenção de Abalroamentos no Mar (COLREGs).

As principais luzes de navegação para embarcações incluem:

  1. Luzes de Mastro: Colocadas no topo dos mastros, essas luzes são brancas e indicam a proa da embarcação.
  2. Luzes de Bordo: Composta por uma luz verde no lado de estibordo (direita) e uma luz vermelha no lado de bombordo (esquerda), essas luzes indicam a direção em que a embarcação está navegando.
  3. Luzes de Popa: Uma luz branca colocada na parte traseira do navio, visível somente pela popa.
  4. Luzes de Alcançado: Utilizadas em embarcações de reboque ou empurrando outra embarcação, essas luzes são amarelas.
Fonte: victory yachts

Faróis nos navios no contexto histórico

Na história dos transatlânticos, alguns navios foram equipados com faróis para tranquilizar os passageiros.

O transatlântico alemão Imperator, por exemplo, tinha um refletor de arco de carbono na proa, provavelmente mais para conforto dos passageiros do que para uso prático.

Em canais estreitos como o de Suez, os navios utilizam luzes específicas para garantir uma navegação segura, um exemplo de quando a iluminação é crucial para evitar encalhamentos.

A ausência de faróis em navios se deve à necessidade de preservar a visão noturna da tripulação e à eficácia do radar moderno.

A história do Titanic destaca a importância de uma visão clara e desobstruída à frente do navio.

Embora os holofotes tenham seus usos específicos, a navegação segura no mar depende mais da habilidade dos vigias e das tecnologias modernas como o radar.

Em resumo, os navios não precisam de faróis como os carros porque a visão humana e as tecnologias avançadas são suficientes para garantir uma navegação segura.

Fonte: Fenômeno.

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Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

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