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Toyota Yaris Cross que será vendido no Brasil não é o mesmo da Europa; versão brasileira será maior, mas menos sofisticado que o europeu

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 22/08/2025 às 08:06
O Toyota Yaris Cross brasileiro será diferente do europeu. Descubra as principais diferenças entre porte, motorização, câmbio e acabamento dos dois SUVs.
O Toyota Yaris Cross brasileiro será diferente do europeu. Descubra as principais diferenças entre porte, motorização, câmbio e acabamento dos dois SUVs.
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O Toyota Yaris Cross brasileiro será diferente do europeu. Descubra as principais diferenças entre porte, motorização, câmbio e acabamento dos dois SUVs.

O Toyota Yaris Cross brasileiro começará a ser produzido em breve no país e promete disputar espaço no mercado de SUVs compactos. No entanto, o carro que chegará às concessionárias nacionais não será o mesmo Toyota Yaris Cross europeu.

Enquanto a versão vendida no continente europeu aposta em maior sofisticação tecnológica e refinamento mecânico, o modelo destinado ao Brasil será adaptado para reduzir custos e ampliar espaço interno.

Essa escolha da Toyota gera uma dúvida natural: afinal, o que muda entre as duas versões e por que o consumidor brasileiro receberá uma configuração diferente? A resposta está na estratégia global da marca e nas necessidades de cada mercado.

Toyota Yaris Cross brasileiro: maior porte e foco em custo-benefício

O Toyota Yaris Cross brasileiro será produzido com a plataforma DNGA-B, derivada da Daihatsu, divisão de entrada da marca.

Essa arquitetura foi pensada para reduzir custos sem abrir mão de recursos modernos, incluindo a possibilidade de eletrificação.

Apesar de ser tecnicamente mais simples que a TNGA-B utilizada no Yaris Cross europeu, o modelo nacional leva vantagem em um aspecto importante: as dimensões.

Ele é maior que o europeu, com 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura e 2,62 m de entre-eixos, medidas próximas ao Corolla Cross.

Além disso, terá vão livre de 21 cm, o que garante melhor desempenho em ruas esburacadas e classifica o veículo como SUV nas normas do Inmetro.

Essa característica pode ser um grande atrativo para famílias que buscam espaço interno sem abrir mão de um design compacto.

Toyota Yaris Cross europeu: sofisticação e tecnologia

Já o Toyota Yaris Cross europeu, fabricado no Japão e vendido em países como França e Alemanha, tem proposta mais refinada.

Ele utiliza a moderna plataforma TNGA-B, que também serve de base para modelos compactos mais sofisticados da marca.

Toyota Yaris Cross europeu

Suas dimensões são menores: 4,18 m de comprimento, 1,76 m de largura e 2,56 m de entre-eixos.

Na prática, isso significa menos espaço interno, mas uma pegada urbana mais racional, característica valorizada pelo público europeu, que costuma preferir carros compactos em função das ruas estreitas e das vagas de estacionamento reduzidas.

Além disso, o modelo europeu oferece até uma versão de tração integral, equipada com motor elétrico extra no eixo traseiro, voltada para regiões frias com neve.

Diferenças de motorização: Brasil aposta na tradição, Europa na inovação

No quesito motor, a diferença entre o Yaris Cross brasileiro e o Yaris Cross europeu é marcante.

O modelo europeu conta com um motor 1.5 de três cilindros da família Dynamic Force, que entrega 120 cv.

Ele utiliza taxa de compressão elevada e injeção direta combinada com multiponto, garantindo maior eficiência energética e melhor aproveitamento do combustível.

Já o Toyota Yaris Cross brasileiro usará o 1.5 aspirado de quatro cilindros 2NR, já conhecido por equipar o Etios e o Yaris atual. Embora menos avançado, o propulsor tem como vantagem a confiabilidade comprovada, fator muito valorizado por quem busca durabilidade.

Nas versões híbridas, ambos utilizam motor elétrico de 80 cv em conjunto com o 1.5 a combustão, alcançando desempenho semelhante: cerca de 91 cv combinados.

A grande diferença, no entanto, é que o europeu consegue consumir menos combustível graças à eficiência térmica de 41% do motor tricilíndrico.

Câmbio: refinamento no europeu, tradição no brasileiro

O câmbio também marca divergências. O Yaris Cross europeu é equipado com o moderno CVT K120 Direct Shift, o mesmo usado no Corolla, com uma engrenagem física que melhora a resposta em arrancadas.

Toyota Yaris Cross europeu

O Yaris Cross brasileiro, por outro lado, contará com uma transmissão CVT mais simples, adequada ao motor 2NR.

Essa decisão prioriza confiabilidade e menor custo de manutenção, ainda que signifique perder em modernidade.

Acabamento e equipamentos: sem grandes diferenças

Apesar da diferença de plataformas e motores, o Toyota Yaris Cross brasileiro e o europeu não se distanciam tanto no acabamento. Ambos usam plásticos rígidos no painel e tecidos apenas nas portas dianteiras.

Para disfarçar a proposta de baixo custo, o modelo nacional contará com apliques em vinil em parte do painel.

Já na lista de equipamentos, ambos oferecem recursos semelhantes: painel digital, freio de estacionamento eletrônico e pacote ADAS de assistência ao motorista.

Por que o Brasil ficou com a versão mais simples?

A escolha da Toyota em oferecer o Yaris Cross brasileiro baseado na plataforma DNGA-B não foi por acaso. O mercado nacional valoriza carros maiores, espaçosos e confiáveis.

Além disso, a marca precisava entregar um SUV competitivo em preço para enfrentar rivais como Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross e os chineses BYD e GWM.

Assim, a estratégia foi trazer um modelo mais acessível, com dimensões generosas e mecânica já conhecida, mesmo que isso significasse abrir mão do refinamento oferecido no Yaris Cross europeu.

Qual Toyota Yaris Cross vale mais a pena?

Se na Europa a prioridade é eficiência e sofisticação, no Brasil a proposta é oferecer mais espaço e confiabilidade.

O Toyota Yaris Cross brasileiro pode não ter a modernidade do europeu, mas deve atender melhor ao perfil do consumidor nacional, que busca durabilidade, porte de SUV e manutenção simplificada.

Enquanto isso, o Toyota Yaris Cross europeu continuará sendo a opção para quem valoriza inovação tecnológica, motores mais eficientes e soluções de ponta.

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Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

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