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Por que está faltando diesel S-10 atualmente?

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 02/04/2022 às 21:03
Atualizado em 05/04/2022 às 09:25
gasolina - diesel - gnv - combustível - petróleo - dólar - EUA
Frentista em posto de gasolina Petrobras – imagem Google
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No final do ano passado, a Petrobras comunicou às distribuidoras, que iria parar de importar diesel S-10.

A pratica anterior, era que quando fosse lucrativo importar, as distribuidoras o faziam, até porque são empresas privadas que objetivam dar lucro para seus acionistas, enquanto as importações estavam dando prejuízo, estas ficavam para a Petrobras, muitas vezes vendendo por preços abaixo do custo que tiveram ao importar. As distribuidoras teriam mais facilidade para repassarem aos seus clientes os eventuais aumento de custo, afinal sobre eles, nenhum político pode interferir.

O mercado de diesel, no Brasil, é muito concentrado, oligopolizado e apenas três empresas detém mais de 70% do mercado, pois as distribuidoras novas, não focam muito nos grandes consumidores, que representam cerca de 30% do total.

Vídeo: O que é Diesel S-10 e seu diferencial

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Diesel S-10 deve ser usado em quais veículos? Qual é o diferencial dele? – Fonte: Auto Papo

As distribuidoras podem ter errado as previsões de demanda nas previsões de do diesel S10 nos meses de fevereiro e março, já que acertaram em janeiro. As vendas de diesel S-10, comparando janeiro de 2021 com janeiro de 2022, aumentaram 8,5%, de 2,59 mil M3 para 2,81 mil M3 (aumento de 0,22 Mil M3).

Enquanto isto, as importações deste produto, aumentou 76%, de 0.79 mil M3 para 1,39 Mil M3, aumento de 0,60 Mil M3. Em janeiro de 2022 as refinarias da Petrobras processaram mais 5,8 % petróleo do que em janeiro de 2021, o que não quer dizer que com isto tenha produzido mais diesel S-10, afinal as unidades de HDT, estão no gargalo, e só saem desta situação em 2023.

O caos de fevereiro e marco, também pode ser consequência de variações de estoques, mas só com a divulgação dos dados de fevereiro e março, poderemos afirmar alguma coisa.

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Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

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