Tim Cook é o único CEO imune à crise econômica?
Nos últimos meses, praticamente todas as grandes empresas de tecnologia anunciaram o corte de milhares de funcionários. Depois de meses de demissões em massa, resta apenas uma Big Tech: a Apple. A crise econômica global causou o declínio das compras de smartphones, a China está com problemas de produção e a expectativa é de um trimestre ruim. Mesmo com tudo isso, Tim Cook (CEO da Apple) parece ser imune aos problemas que têm ocorrido no cenário global.
Filosofia de gestão que impede a demissão em massa
A única vez que a Apple realizou uma demissão em massa foi no ano de 1997, poucos meses antes de Steve Jobs substituir Gil Amelio como CEO. Foram 4.100 empregados da empresa despejados, e alguns projetos tiveram que ser cancelados. Desde então, a Apple se tornou a Apple.
A empresa tem como objetivo sempre lançar produtos no “padrão Apple”, não apresentar grandes novidades só porque a concorrência fez. Mesmo que a empresa tenha “criado os smartphones” que conhecemos hoje, as novidades em seus produtos costumam ser pontuais e graduais.
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Umas das maiores BR do Brasil será transformada! Rodovia terá duplicação de 221km e R$ 7 bi em investimentos, podendo gerar até 100 MIL empregos
- Noruega investe R$ 350 milhões em energia solar no norte de Minas Gerais
Depois de quase oito anos, a câmera principal do iPhone 14 Pro e Pro Max foi atualizada — saiu um sensor de 12 MP e entrou um de 48 MP. Além disso, a Apple deve apresentar o seu headset de realidade mista nos próximos meses. Ela poderia ter lançado isso anos atrás, mas está sendo cautelosa, assim como ela está com o Apple Car.
Grandes contratações no cenário da pandemia teve com consequência a demissão em massa de várias Big Tech’s
A maioria das Big Tech’s aproveitou o crescimento das compras de eletrônicos que ocorreu em 2020-2021 para contratar centenas de milhares de funcionários. Enquanto o quadro de funcionários da Apple aumentou apenas 20%, alguns de seus concorrentes tiveram um crescimento maior que 50% na época.
A maior demissão mais recente da Apple foi em agosto do ano passado, quando a companhia demitiu 100 funcionários do seu quadro de 164 mil empregados. É claro que muitas pessoas foram demitidas, mas não chega perto do número absurdo de demissões que ocorreram em outras Big Tech’s.