A PagSeguro demitiu cerca de 7% de seu quadro de funcionários, totalizando mais de 500 pessoas. Nos grupos de Whatsapp dos funcionários e em corredores da empresa, fala-se que o total seria bem maior.
Todas as demissões ocorreram apenas duas semanas depois do anúncio de Ricardo Dutra sendo o principal executive officer, que é o cargo ainda mais alto na hierarquia da companhia, no lugar que era de Luiz Frias, que começou a atuar apenas como Chairman. No ano passado, em meados de outubro, Alexandre Magnani entrou no lugar de Dutra, sendo agora o CEO da PagSeguro.
“Assim como empresas de tecnologia e fintechs no Brasil e no mundo, o PagBank PagSeguro também está fazendo alguns ajustes em sua estrutura”, disse a empresa para a Brazil Journal. Nesses últimos meses, a PagSeguro já se encontrava colocando em prática alguns planos para a redução de custos. Foi até mesmo com algumas renovações de softwares que são de gestão como o Slack e o Miro haviam tido seus cancelamentos.
Alguns relatos de funcionários que foram demitidos, diz que os anúncios dessas demissões de segunda-feira foi protocolar: os funcionários tiveram o aviso que faziam parte do layoff e que iriam ser desligados naquele momento. Logo em seguida, a empresa apenas desligou seus acessos para os computadores e servidores.
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Cairam cerca de 55% as ações do PagSeguro nesses últimos 12 meses, mas também há negociações a 30% do preço do IPO. No momento em que a empresa antingiu o seu aumento de valuation, em outubro de 2021, os seus papéis apenas despencaram mais de 85%.
Aconteceu no final do ano passado um grande fator que atrapalhou a empresa que foi quando o Banco Central fixou tetos para algumas tarifas de intercâmbio de cartões de créditos e até aqueles que eram pré-pagos. Com isso, teve uma grande redução na receita da PagSeguro em cerca de 3%, enquanto seu lucro antes de todos os importos caiam em 15%.
Segundo alguns dados que foram levantados pelo UBS BB, a PagSeguros teve sua consolidação como a segunda maior compradora em números de cliente em meados de outubro, quando começou a chegar em 26% do mercado. Infelizmente, o ritmo que se estabeleceu de crescimento foi até menor que o registrado no ano anterior (1 p.p. no ano de 2022 contra o total de 5 p.p. no ano de 2021). E para completar a situação, a empresa ainda perdeu cerca de 5 pontos percentuais com varejistas maiores, ou seja, com mais de 30 funcionários.
O que mais cresceu em todo esse período foi o Mercado Pago, de cerca de 4% para 10%. A Cielo, que é líder do setor, voltou a aumentar e crescer após quatro anos em uma grande queda: 34%, sendo três pontos percentuais maiores no registro do que um ano antes.
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