Uma ponte de R$ 109 milhões promete revolucionar Marabá. Com inauguração prevista para dezembro, ela vai desafogar o trânsito e melhorar a economia, beneficiando 157 mil veículos. O maior projeto de mobilidade urbana da região está prestes a mudar a rotina dos moradores!
Um marco histórico para o município de Marabá está prestes a ser entregue.
Uma construção que custou mais de R$ 100 milhões promete transformar a rotina de mais de 150 mil motoristas que enfrentam, diariamente, longos congestionamentos em uma das rodovias mais movimentadas do Brasil.
Mas o que torna essa obra tão significativa? Os detalhes surpreendentes dessa construção e os benefícios que ela trará para a economia e a qualidade de vida na região serão revelados a seguir.
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Terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas entra na reta final
A terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas, situada no coração de Marabá, no Pará, está em sua fase final.
Com previsão de entrega para a segunda quinzena de dezembro, a obra promete ser um divisor de águas na mobilidade urbana da cidade.
Conforme o cronograma oficial, os últimos detalhes estão sendo finalizados, incluindo a pintura, concretagem de um dos vãos, urbanização das vias de acesso e a instalação de postes de iluminação.
Essa ponte, com 524 metros de extensão e 16 metros de largura, foi projetada para conectar os núcleos Cidade Nova e Nova Marabá, desafogando o trânsito na Rodovia BR-230, a famosa Transamazônica.
Um destaque arquitetônico da construção é sua estrutura estaiada, que se estende por 240 metros, conferindo modernidade e funcionalidade ao projeto.
Quem está por trás da obra?
O projeto é fruto de uma parceria entre o Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), e a Prefeitura de Marabá.
O investimento total soma R$ 109 milhões, dos quais R$ 50 milhões foram disponibilizados pelo governo estadual.
O consórcio responsável pela execução da obra, formado pelas empresas Gaspar e ArteLeste Construções, concentra esforços para concluir os acabamentos com excelência.
De acordo com Saulo Almeida, engenheiro civil e fiscal da Prefeitura de Marabá, a obra caminha dentro do prazo e atenderá plenamente às expectativas da população.
Benefícios para mobilidade e economia
A nova ponte atenderá a mais de 157 mil veículos, segundo um levantamento recente do Ministério dos Transportes. Esse número inclui automóveis, caminhões e motocicletas que cruzam diariamente a região.
Além de desafogar o trânsito, a ponte trará impactos positivos à economia local.
Os motoristas terão redução de custos operacionais e no tempo de deslocamento, tornando o transporte de pessoas e mercadorias mais ágil e eficiente.
Adler Silveira, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, destacou o impacto dessa obra no contexto regional:
“Com essa nova ponte, estamos eliminando gargalos históricos na Transamazônica e promovendo mais segurança e rapidez para quem trafega em Marabá. É uma obra que reforça o compromisso do governo com a integração e o desenvolvimento do Pará.”
Outro depoimento relevante veio de João Chamon Neto, secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará.
Ele afirmou que a conclusão da ponte será “um marco para o município e para toda a região”, destacando a importância da parceria entre governo estadual e Prefeitura de Marabá.
Opinião dos moradores
Para quem vive em Marabá, a expectativa é grande. Bruno da Silveira, morador da cidade, compartilhou sua opinião sobre a nova infraestrutura:
“Hoje perdemos muito tempo no trânsito, principalmente cruzando a cidade. Essa ponte não só vai economizar tempo e combustível, mas também vai diminuir o estresse dos engarrafamentos. É uma grande conquista para todos nós.”
O futuro da região após a inauguração
A terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas não é apenas uma obra de infraestrutura. Ela simboliza um novo capítulo para a mobilidade urbana e para a economia de Marabá e região.
Com a entrega prevista para dezembro, o município dará um salto em qualidade de vida e integração econômica, fortalecendo seu papel como um dos grandes polos do Pará.
Agora que você sabe como essa obra impactará a vida de milhares de pessoas, a pergunta fica: como essa infraestrutura pode transformar não só o trânsito, mas também o desenvolvimento econômico de toda uma região?
Balelas e mais balelas, 110 milhões, muita grana viva a ponte carrisima, um viva também para o terminal de transbordo 4,5 milhões , outro viva para as várias praças milionárias espalhadas pela cidade, enquanto o servidor amarga a retirada de suas já parcas horas extras têm seus vencimentos depois de 15 anos de serviço em R$1.080,00 reais em contraponto a 110 milhões da magnífica ponte do luxo ao lixo, Marabá não e para amador um viva ao pai de família,um viva ao trabalhador braçal, um viva ao Tião que resta somente trinta dias para seu reinado ter fim para sempre Venham façam o concurso da PMM e verá o inferno no contra cheque