O projeto da nova ponte de Baltimore promete durabilidade de 100 anos, com design moderno e infraestrutura reforçada para suportar o tráfego intenso e mudanças climáticas
Após o colapso parcial da ponte Francis Scott Key em Baltimore, no início de 2024, causado pela colisão de um navio porta-contêineres, o governador de Maryland, Wes Moore, anunciou o projeto para sua substituição.
O novo plano, apresentado recentemente, traz mudanças significativas e visa garantir mais segurança e eficiência para a travessia.
O governo optou por não seguir com a proposta feita por Carlo Ratti Associati, escolhendo, em vez disso, um projeto da empresa de engenharia Kiewit.
-
Com R$ 4,04 bilhões, Linha 4-Amarela ganhará 3,3 km, duas estações e seis trens, mas obra pode levar até 64 meses para ser entregue
-
Linha 2-Verde: por que as obras foram suspensas e o que isso muda para você?
-
Minas Gerais prepara concessão rodoviária com pacote completo — 767 km, R$ 7,5 bilhões, 79 km duplicados, 162 acessos modernizados, passarelas, rotatórias e atendimento médico 24h
-
A madeira voltou com força na construção: prédios gigantes, shopping em SP e casas prontas em dias mostram que dá para poluir menos e construir mais rápido
Como será a nova ponte
A empresa destacou que os renders apresentados são apenas uma ideia aproximada e que alterações ainda podem ocorrer. Mesmo assim, algumas características já foram definidas.
O projeto da nova ponte terá um design estaiado e manterá quatro faixas, como a estrutura original. Uma das principais mudanças será o aumento da altura em relação à água, passando de 185 pés (56 metros) para 230 pés (70 metros). Isso permitirá maior espaço para a passagem de navios.
Outra alteração importante é o aumento da lacuna entre os pilares de suporte primário, de 1.209 pés (368 metros) para 1.600 pés (487 metros), facilitando a navegação segura na hidrovia.
O comprimento total da ponte também será ampliado, passando de 1,7 milhas (2,74 km) para 2 milhas (3,22 km). O vão principal estaiado terá 3.300 pés (1.000 metros). Essas mudanças visam proporcionar uma travessia muito mais segura, com expectativa de uma vida útil de 100 anos.
Durante a apresentação do projeto, o prefeito de Baltimore, Brandon Scott, destacou a importância do projeto. “Momentos de tragédia trazem à tona o verdadeiro espírito não apenas de líderes, mas de comunidades”, afirmou.
Ele ressaltou que a nova ponte servirá como um conector vital entre a cidade e o mundo, além de ser um símbolo na memória dos seis trabalhadores que perderam a vida no acidente.
As avaliações de pré-construção já estão em andamento. A previsão é que a nova ponte Francis Scott Key seja concluída em 2028, marcando um passo importante na recuperação da cidade.
Com informações de New Atlas.