O navio oriundo do Brasil e parado na Espanha estava transportando cerca de 32 kg de cocaína e foi parado pela polícia nas Ilhas Canárias, no mês de dezembro
No mês de dezembro, em Las Palmas, nas Ilhas Canárias, a polícia civil da Espanha apreendeu cerca de 32 quilos de cocaína que estavam escondidas no casco de um navio oriundo do Brasil. A quantia encontrada pela polícia na Espanha foi avaliada em mais de 1 milhão de euros, aproximadamente mais de 6 milhões de reais, sendo que estava armazenada em embalagens abaixo do navio.
A informação é que a polícia civil têm, nos últimos meses, monitorando grandemente os navios que fazem parada no Puerto de la Luz, na capital de Gran Canaria, os que são famosos por serem oriundos das “rotas quentes”.
De acordo com fontes da polícia da Espanha, as “rotas quentes” são utilizadas pelo narcotráfico para que eles introduzam a cocaína na Europa. A droga encontrada no navio da Espanha necessitou de mergulhadores do Grupo Especial de Atividades Subaquáticas da Espanha (GEAS), por conta da localização.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
- Investimento milionário: Grupo Olho D’Água anuncia nova fábrica de açúcar com R$ 150 milhões e cria centenas de vagas de emprego!
COMO FUNCIONA A FISCALIZAÇÃO DOS NAVIOS?
Carga confiscada
Logo depois da droga ser retirada pela polícia do navio, um teste rápido realizado comprovou que a substância encontrada no navio era realmente cocaína e, pela qualidade, poderia ser vendida por milhões de euros no mercado da Espanha.
O processo da polícia e também a cocaína apreendida no navio ficarão a disposição do tribunal de instrução de plantão em Las Palmas de Gran Canári, de acordo com um comunicado da oliica a imprensa da Espanha. Na apreensão, a polícia agiu com a colaboração da Seção Fiscal e Fronteiriça da Guarda Civil de Puerto de la Luz com a Vigilância Aduaneira da Agência Tributária de Las Palmas.
Além dessa apreensão, no mês de agosto de 2022, foram apreendidos cerca de 200 kg de cocaína também no casco de um navio que parou em Santa Cruz de Tenerife, no decorrer de um transporte de milho entre Brasil e Portugal.