Petrobras fecha dois contratos com a empresa norueguesa Shearwater GeoServices para pesquisas sísmicas 4D
A gigante brasileira de petróleo, Petrobras, fechou dois contratos com a norueguesa Shearwater GeoServices, que fornecerá pesquisas sísmicas 4D para os campos de Jubarte e Tartaruga Verde na Bacia de Campos offshore no Brasil. Combinadas, as duas pesquisas somam oito meses à carteira de pedidos da empresa. A pesquisa tem início previsto para o começo de 2024.
Mais informações sobre a pesquisa 4D feita pela norueguesa no Brasil
As pesquisas serão divididas em dois contratos. O primeiro contrato permite um segundo levantamento de monitor 4D nos campos de Jubarte (Jubarte) e Baleia Anã, com início previsto para o terceiro trimestre de 2023. Já o segundo contrato abrange a aquisição de um levantamento 4D de linha de base de alta resolução, juntamente com medições gravitacionais e magnéticas, sobre o campo Tartaruga Verde (Green Turtle).
Investimentos da Petrobras e sua relação com a norueguesa Shearwater GeoServices
Sobre investimentos da gigante de petróleo do Brasil, a Petrobras revelou sua intenção de gastar 16 bilhões de dólares no projeto de revitalização da Bacia de Campos no começo deste ano. Com essa verba, planeja-se instalar três novos FPSOs e interligar mais de 100 poços nos próximos cinco anos.
-
Adeus, combustível de petróleo: Qantas e Airbus investem em empresa que quer transformar sacos de lixo doméstico sem separação prévia em gás para abastecer aviões
-
A ANP abre a porteira de 86 novos blocos de petróleo na Margem Equatorial e amplia a fronteira da Foz do Amazonas
-
A OPÉP+ acelerou o retorno de 188 mil barris por dia ao mercado em julho de 2026 e o petróleo caiu de US$ 112 para US$ 89 o barril em menos de dois meses
-
A TotalEnergies assinou um acordo de 20 anos para comprar 2 milhões de toneladas de GNL do Alaska LNG e deu ao projeto a demanda que faltava para sair do papel
A última parceria entre a Shearwater GeoServices e a Petrobras diz respeito ao Projeto Grand Iara offshore no Brasil. Dessa forma, a Shearwater anunciou em outubro que havia fechado um contrato para entregar um grande nó de fundo oceânico (OBN) em águas profundas sobre o projeto operado pela Petrobras, que inclui o Berbigão, Sururu e o Reservatório Compartilhado de Atapu na Bacia de Santos.
A empresa norueguesa que está em parceria com a Petrobras é uma fornecedora global de poderosos serviços de aquisição e processamento sísmico geofísico marinho, do sensor à imagem. De acordo com sua CEO, Irene Waage Basili , “A Shearwater tem um forte histórico no Brasil e um relacionamento bem estabelecido com a Petrobras. Estamos ansiosos para aplicar nossos recursos de levantamento geofísico de lapso de tempo líderes mundiais a esses grandes projetos”.
