Sozinha, a turbina eólica pode gerar mais de 74 milhões de quilowatts-hora de eletricidade todos os anos
O projeto é assinado pela China State Shipbuilding Corporation (CSSC) Haizhuang e abrange uma área de 53 mil metros quadrados, segundo o Daily Mail. A área corresponde ao tamanho de sete campos de futebol, e uma das pás da turbina eólica offshore possui 128 metros de comprimento.
Para se ter uma noção do seu poder, a turbina offshore é capaz de alimentar até 40 mil casas ao longo de um ano inteiro, com seus 18 megawatts. Sob velocidade total do vento, a estrutura gera até 44,8 quilowatts-hora de eletricidade, o que significa que uma única turbina pode gerar mais de 74 milhões de quilowatts-hora de eletricidade todos os anos.
Nova turbina eólica fornece uma fonte de energia sustentável
De acordo com a CSSC Haizhuang, o fornecimento de energia eólica em grande escala pode reduzir o consumo de carvão em 25 mil toneladas e a emissão de dióxido de carbono em 61 mil toneladas por ano. No comunicado, a empresa afirma que “a turbina é capaz de reduzir o custo de parques eólicos e estabelecer uma base sólida para o desenvolvimento da indústria eólica offshore (em alto mar)”. Além disso, a CSSC Haizhuang cita que, para a produção mais alta desta turbina, seriam necessárias 13% menos unidades para gerar 1GW de eletricidade do que se o modelo anterior, de 16 MW, fosse instalado.
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Maior turbina eólica do mundo é chinesa: turbina eólica da China bate recorde de 15 MW e gera energia para 160.000 residências
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
Além de proteger o meio ambiente, a turbina offshore parece ser amigável ao bolso dos chineses
Segundo a matéria do Globo.com, a empresa de energia eólica não divulgou exatamente quanto custou a construção da turbina eólica. Entretanto, os engenheiros afirmam que a mesma vai economizar mais de 100 milhões de yuans em custos de outras construções, o que equivale a 75 milhões de reais.
A CSSC Haizhuang afirma que “dominou as principais tecnologias de turbinas eólicas offshore de alta potência” e “liderou a indústria global de energia eólica offshore a alcançar um novo marco” com seu novo modelo de turbina eólica. Além disso, o projeto deve garantir que a China atinja a meta de se tornar um país neutro na emissão de carbono até 2060.