1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Poderosa turbina eólica offshore mais potente do mundo, do tamanho de 7 campos de futebol, pás de 128 metros e com capacidade de abastecimento para 40 mil casas/ano, é apresentada por engenheiros da China
Tempo de leitura 2 min de leitura

Poderosa turbina eólica offshore mais potente do mundo, do tamanho de 7 campos de futebol, pás de 128 metros e com capacidade de abastecimento para 40 mil casas/ano, é apresentada por engenheiros da China

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 16/01/2023 às 19:49
Atualizado em 18/01/2023 às 19:09
energia, eólica, investimento
Foto: Reprodução br.pinterest

Sozinha, a turbina eólica pode gerar mais de 74 milhões de quilowatts-hora de eletricidade todos os anos

O projeto é assinado pela China State Shipbuilding Corporation (CSSC) Haizhuang e abrange uma área de 53 mil metros quadrados, segundo o Daily Mail. A área corresponde ao tamanho de sete campos de futebol, e uma das pás da turbina eólica offshore possui 128 metros de comprimento.

Para se ter uma noção do seu poder, a turbina offshore é capaz de alimentar até 40 mil casas ao longo de um ano inteiro, com seus 18 megawatts. Sob velocidade total do vento, a estrutura gera até 44,8 quilowatts-hora de eletricidade, o que significa que uma única turbina pode gerar mais de 74 milhões de quilowatts-hora de eletricidade todos os anos.

Nova turbina eólica fornece uma fonte de energia sustentável

De acordo com a CSSC Haizhuang, o fornecimento de energia eólica em grande escala pode reduzir o consumo de carvão em 25 mil toneladas e a emissão de dióxido de carbono em 61 mil toneladas por ano. No comunicado, a empresa afirma que “a turbina é capaz de reduzir o custo de parques eólicos e estabelecer uma base sólida para o desenvolvimento da indústria eólica offshore (em alto mar)”. Além disso, a CSSC Haizhuang cita que, para a produção mais alta desta turbina, seriam necessárias 13% menos unidades para gerar 1GW de eletricidade do que se o modelo anterior, de 16 MW, fosse instalado.

Além de proteger o meio ambiente, a turbina offshore parece ser amigável ao bolso dos chineses

Segundo a matéria do Globo.com, a empresa de energia eólica não divulgou exatamente quanto custou a construção da turbina eólica. Entretanto, os engenheiros afirmam que a mesma vai economizar mais de 100 milhões de yuans em custos de outras construções, o que equivale a 75 milhões de reais.

A CSSC Haizhuang afirma que “dominou as principais tecnologias de turbinas eólicas offshore de alta potência” e “liderou a indústria global de energia eólica offshore a alcançar um novo marco” com seu novo modelo de turbina eólica. Além disso, o projeto deve garantir que a China atinja a meta de se tornar um país neutro na emissão de carbono até 2060.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos