1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Poço MA-34 da Trident Energy na Bacia de Campos tornou-se o melhor produtor de petróleo da companhia ao gerar mais de 4 mil barris de óleo por dia
Localização RJ Tempo de leitura 3 min de leitura

Poço MA-34 da Trident Energy na Bacia de Campos tornou-se o melhor produtor de petróleo da companhia ao gerar mais de 4 mil barris de óleo por dia

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 30/05/2022 às 11:36
Atualizado em 31/05/2022 às 16:02
O poço MA-34, na Bacia de Campos, foi conectado à plataforma P-08 e se mostrou um grande sucesso da Trident Energy ao atingir um alto índice de produção de barris de óleo e aumentar a quantidade de petróleo da companhia
Foto: Trident Energy
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O poço MA-34, na Bacia de Campos, foi conectado à plataforma P-08 e se mostrou um grande sucesso da Trident Energy ao atingir um alto índice de produção de barris de óleo e aumentar a quantidade de petróleo da companhia

Na última sexta-feira, 27/05, a região de Pampo, na Bacia de Campos, se tornou um grande destaque no que diz respeito à produção de petróleo graças ao novo projeto finalizado pela Trident Energy. A empresa conseguiu, com sucesso, realizar a conexão do poço MA-34 à plataforma P-08 para aumentar a produção de barris de óleo e os resultados já são bem satisfatórios.

Testes feitos pela Trident Energy apontam que o poço MA-34 já é o melhor produtor de petróleo em todas as suas operações com barris de óleo

A empresa passou uma semana fazendo ramp-up e estabilização para obter os melhores resultados possíveis dos testes feitos no poço MA-34 e os números foram surpreendentes: por dia, o poço produziu cerca de 4.400 barris de óleo, tornando-se um grande produtor de petróleo em escala mundial e o principal de todas as operações da Trident Energy até então.

No entanto, é importante ressaltar que existe também a expectativa de que esse índice de produtividade diminua conforme o poço MA-34 estiver passando por condições transitórias. Ainda assim, os números giram em torno de aproximadamente 2 mil barris de óleo por dia, o que ainda resulta em um bom índice de produtividade de petróleo, mostrando o potencial da Trident Energy.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Além disso, é importante lembrar que todos os ótimos resultados encontrados são fruto de muito estudo, já que foram feitos vários testes de pressão das linhas de fluxo, por exemplo, para garantir que a conexão do poço MA-34 à plataforma P-08 seria bem sucedida. Para reforçar ainda mais essa segurança, foi feito também a integração de um novo umbilical ao sistema de controle da plataforma.

Após enfrentar muitos desafios, a concretização do poço MA-34 é fruto do esforço de muitas mãos que trabalharam incessantemente

Os planos de aumentar a produção em Pampo, na Bacia de Campos, exigiu bastante esforço da equipe da Trident Energy. É o que fala o engenheiro de projeto sênior da empresa, Andrew simpson, ao comentar sobre o melhor produtor de petróleo das suas operações: “Mais de 11 empreiteiros e fornecedores foram reunidos para executar o projeto offshore e, graças ao seu trabalho duro e profissionalismo, o poço MA-34 agora excede as expectativas de produção”.

Encontrar um empreiteiro de instalação offshore foi uma das maiores dificuldades enfrentadas no projeto, o que atrasou consideravelmente o avanço do poço M4-34. É válido lembrar que o projeto começou a ser desenvolvido no final de 2020 e, além do problema citado anteriormente, teve também que buscar uma embarcação de instalação adequada por mais tempo do que o previsto, resultando, mais uma vez, em atraso. Por fim, graças a essa busca contínua, a própria Trident Energy acabou sendo a responsável por executar o projeto que conhecemos hoje.

É um feito marcante para uma empresa ainda tão nova no Brasil, já que a Trident Energy entrou no país também em 2020, no mesmo ano em que começaram as operações do poço MA-34, depois de adquirir os clusters Enchova e Pampo diretamente da Petrobrás. 

Com a finalização dessa etapa, a expectativa é que a empresa continue desenvolvendo novos projetos na região do Pampo, na Bacia de Campos, Rio de Janeiro, aumentando, assim, a produção de barris de óleo e petróleo em terras brasileiras, assim como o bem sucedido MA-34. Com a experiência adquirida com esse projeto, como a necessidade de executar por si própria o projeto, a Trident Energy está mais do que capacitada para partir para a próxima empreitada.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos