Fabricante terá picape baseada em SUV, mas na África já existe uma picape baseada no sedan
A Nissan está inovando e expandindo sua linha com uma nova picape de meia tonelada inspirada no visual do Nissan Kicks. Mas, o que muita gente não sabe é que, na África, a montadora já possui um modelo interessante: uma picape baseada no Renault Logan. Curioso, não?
Estamos falando da Nissan NP200. Esse modelo foi lançado em 2009 e ainda faz sucesso por lá. Para se ter uma ideia, ela foi o nono veículo mais vendido na África do Sul no último ano, com 12.721 unidades emplacadas. Mesmo com esse sucesso, ela não é mais vendida na África do Sul, mas continua disponível em outros países do continente.
Nissan NP200 é uma picape compacta e robusta
A Nissan NP200 é uma picape compacta e robusta, construída em uma estrutura monobloco, que não mudou nada no visual desde o lançamento. Ou seja, quem compra hoje leva um design dos anos 2000, tanto por dentro quanto por fora.
-
Trocar óleo não basta: motores 3 cilindros que estão dando dor de cabeça antes dos 50 mil km
-
Carros que desafiam os postos de gasolina já estão passando dos 20 km/l em 2025 e prometem mudar o consumo no Brasil
-
O botão de recirculação não serve só para resfriar o carro, ele economiza energia, protege a saúde e prolonga a vida útil do ar-condicionado
-
Citroën Basalt Dark Edition estreia no Brasil com motor 1.0 turbo de 130 cv e aposta no custo-benefício para superar rivais nacionais
Na frente, a picape tem faróis halógenos e uma grade pequena com linhas verticais, ostentando o logo da Nissan. Dependendo da versão, o para-choque pode ser preto ou da cor do carro, e há opção de faróis de neblina.
Na traseira, a simplicidade reina: lanternas verticais e uma tampa de caçamba tradicional, diferente da Fiat Toro com sua porta dupla.
E no interior?
Por dentro, o cenário é bem básico: bancos de tecido, painel analógico e volante sem botões. Nada de sistemas multimídia sofisticados, apenas um rádio com AM, FM, MP3 e CD, disponível em algumas versões.
A Nissan NP200 oferece seis versões, com preços a partir de 218.500 Rand sul-africanos (cerca de R$ 65.322 sem impostos). Itens como airbag e ABS, obrigatórios no Brasil desde 2014, só aparecem na terceira configuração mais cara.
Motor é interessante
Sobre o motor, são três opções: dois motores a gasolina e um turbodiesel, todos com câmbio manual de cinco marchas. O primeiro motor a gasolina é um 1.6 de oito válvulas, com 85 cv e 13,1 kgfm de torque. O outro, também 1.6, tem 16 válvulas e entrega 103 cv e 15,1 kgfm de torque. Já o motor turbodiesel é um 1.5 litro com 84 cv e 20,3 kgfm de torque.
Então, enquanto esperamos a nova picape do Kicks, é interessante ver como a Nissan já vem se aventurando no mercado de picapes compactas na África, com a NP200. Fica a curiosidade: será que veremos algo similar por aqui?