SUV da Peugeot é forte candidato a ser um dos seis novos modelos produzidos pela Stellantis em Pernambuco, podendo estrear a plataforma STLA Medium no Brasil ou utilizar uma base já conhecida.
A Stellantis anunciou um plano de R$ 13 bilhões para sua fábrica em Goiana (PE). A fabricante prometeu um veículo de “uma nova marca” entre os futuros lançamentos. O Peugeot 3008 surge como a aposta principal para essa novidade, com produção nacional.
Investimento bilionário da Stellantis e o mistério da “nova marca” em Pernambuco
A Stellantis, proprietária de marcas como Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram, revelou um ambicioso plano de investimentos. Serão R$ 13 bilhões aplicados até 2030. Parte desse montante destina-se à produção de seis novos produtos no complexo de Goiana (PE), a partir de 2026. Um desses futuros modelos será de “uma nova marca” para a planta pernambucana. Atualmente, a fábrica monta as picapes Fiat Toro e Ram Rampage. Também produz os Jeep Renegade, Compass e Commander.
Peugeot 3008 desponta como principal candidato para produção brasileira
Qual será o novo produto? A principal aposta recai sobre uma nova geração do Peugeot 3008. Este SUV já foi comercializado no Brasil anteriormente, sempre importado. Agora, poderia retornar com fabricação local. Recentemente, protótipos do novo Peugeot 3008 foram avistados dentro da unidade da Stellantis em Betim (MG), conforme apurado pela reportagem da Autoesporte.
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STLA medium europeia ou Small Wide 4×4 tropicalizada?
Existe uma divergência de informações sobre o projeto do novo Peugeot 3008 nacional. O site Auto+ informou que o modelo usaria a plataforma Small Wide 4×4. Essa base é a mesma dos veículos atuais de Goiana. Seria uma adaptação local para estender a vida útil da arquitetura. Isso justificaria manter essa base no Compass brasileiro, em vez de adotar a matriz STLA Medium do novo Compass europeu.
Contudo, o presidente da Stellantis na América do Sul, Emanuele Cappellano, foi questionado sobre o investimento de R$ 13 bilhões. Ele confirmou que o plano prevê uma nova plataforma em Goiana. Cappellano adicionou que a planta nordestina está “preparada para passar mais de uma plataforma simultaneamente”. A Autoesporte entende que o valor do investimento é muito alto para não incluir uma nova arquitetura. A adoção da STLA Medium é considerada essencial para o futuro da operação em Pernambuco. Assim, se o Peugeot 3008 for o escolhido, deve chegar com a plataforma STLA Medium do SUV europeu. Seria a estreia dessa matriz entre os veículos nacionais da Stellantis.
Cronograma estimado e opções de motorização híbrida para o Peugeot 3008 nacional
A nacionalização do Peugeot 3008 com a plataforma STLA Medium deve ocorrer apenas no fim da década. Possivelmente, não antes de 2028. Isso já contemplaria a reestilização de meia vida da atual geração do 3008, lançada em 2024 na Europa. A estratégia seria similar à do Peugeot 2008. Sua atual geração chegou à América do Sul junto com o facelift europeu.
Quando produzido no Brasil, o Peugeot 3008 STLA Medium deve ter motorização híbrida flex. Utilizará a família Bio-Hybrid. Ela é formada pelo motor 1.3 GSE turbo flex em configuração híbrida leve de 48 Volts. Essa opção é chamada T270 Hybrid e-DCT, com câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas. Outra possibilidade é uma versão híbrida plug-in, com recarga externa. Na Europa, o Peugeot 3008 de terceira geração (projeto P64) mede 4,54 metros de comprimento, 2,74 m de entre-eixos, 1,89 m de largura e 1,64 m de altura.
Antes de ser nacionalizado, é possível que o SUV médio da marca francesa seja importado. A versão cotada para essa importação prévia é a elétrica, o e-3008.