1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petróleo – Secretário da OPEP diz que segunda onda da pandemia do Covid-19 prejudicará recuperação do mercado de óleo e gás
Tempo de leitura 2 min de leitura

Petróleo – Secretário da OPEP diz que segunda onda da pandemia do Covid-19 prejudicará recuperação do mercado de óleo e gás

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 27/10/2020 às 13:51
Opep, petróleo, covid
Foto: reprodução

Segundo Mohammad Barkindo, secretário-geral da OPEP, com diversos novos casos de Covid, o mercado do petróleo pode ser muito afetado

Para Mohammad Barkindo, secretário-geral da OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo, o mercado do petróleo e a recuperação dos setores de óleo e gás podem ser muito afetados devido ao aumento de novos casos da Covid-19. Tais aumentos de casos a cada dia pode afetar a recuperação dos preços do petróleo, obrigando o cartel a continuar seus esforços para equilibrar o mercado.

Veja ainda outras notícias do dia:

Em todo o mundo, diversos recordes foram registrados de casos consecutivos, sendo que a Europa vem tornando um grande centro da pandemia. No dia 23, foram registradas 490 mil pessoas que testaram positivo para a Covid-19.

“Nós tínhamos esperança de que o segundo semestre de 2020 começasse a registrar uma recuperação. Infelizmente, tanto o crescimento econômico quanto a recuperação da demanda seguem anêmicas no momento, muito em função do vírus”, disse Mohammad.

O secretário-geral da OPEP, disse estar otimista de que a recuperação continuará, mas o ritmo será lento. “Pode levar mais tempo [a recuperação], talvez em níveis mais baixos, mas estamos determinados a manter o curso”.

No mês abril, os países da OPEP e outros aliados e a Rússia decidiram pressionar por cortes recordes de produção para manter os preços do barril em níveis sustentáveis. Na segunda-feira, os barris WTI ($ 38,50) e Brent ($ 40,80) estiveram ambos em negociação, com os preços caindo 3%.

Sobre a OPEP:

Organização dos Países Exportadores de Petróleo – OPEP, é uma organização intergovernamental, que tem como objetivo a centralização da elaboração das políticas sobre produção e venda do petróleo dos países integrantes.

Atualmente, os países membros da OPEP são: Argélia, Angola, Equador, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Venezuela.

A OPEP desenvolve estratégias na produção de petróleo, estabelecendo cotas de produção para os países membros, diminuindo a oferta, fazendo o preço do produto atingir valores elevados, proporcionando maior lucratividade para os países exportadores de petróleo.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos