1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petroleiros anunciam greve na Bahia, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo
Tempo de leitura 2 min de leitura

Petroleiros anunciam greve na Bahia, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 05/03/2021 às 16:10
Atualizado em 08/03/2021 às 15:25
Petroleiros, greve, Bahia
Petroleiros
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Segundo a federação, a greve foi aprovada por assembleias realizadas desde a semana passada pelos Sindicatos dos Petroleiros (Sindipetros) filiados à FUP

Ontem, quinta-feira (04/03), a Federação dos Única dos Petroleiros (FUP) notificou que petroleiros dos estados do Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo entrariam em greve para arrecadar direitos e resistir ao risco de privatização da Petrobras. Também são contra a venda de refinarias no estado da Bahia.

Petroleiros retomam greve na Bahia

Os petroleiros do estado da Bahia retomaram a greve na sexta-feira (5). A greve começou no dia 18 de fevereiro, mas foi temporariamente suspensa no mesmo dia após o início das negociações da Petrobras. Contudo, as negociações não avançaram e segundo comunicado da confederação, a greve foi aprovada pelo sindicato petroquímico da FUP (Sindipetros) em comício realizado desde a semana passada.

A FUP disse que “A greve também foi aprovada pelos trabalhadores da Unidade de Xisto do Paraná (SIX), que devem iniciar o movimento nos próximos dias, assim como na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco”.

Posicionamento Petrobras

A Petrobras informou que “A companhia continua aberta ao diálogo com as entidades sindicais. Uma agenda de reuniões vinha sendo realizada com os sindicatos e só foram suspensas após a companhia ser notificada de greve e representantes sindicais abandonarem as negociações”.

A empresa disse ainda que eventuais greves relacionadas à alienação de ativos “não atendem aos requisitos legais para o exercício do direito de greve” e podem ser consideradas um insulto.

“A companhia tomará todas as medidas administrativas e jurídicas cabíveis para manter a continuidade operacional, com segurança das instalações, pessoas e meio-ambiente”, concluiu a Petrobras.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos