Os produtores poderão contratar parte da capacidade de processamento da Petrobras e continuarão sendo proprietários do gás produzido e de todos os seus derivados
A Petrobras informou na noite de ontem (27), que deu início aos procedimentos que dão acesso aos demais produtores de gás natural no Brasil às suas unidades de processamento do insumo. A maior refinaria da Petrobras, a Replan registra a maior queda na produção de petróleo desde 2010
Leia também
- Muitas vagas offshore para Rio das Ostras abertas ontem (26) para Sondador, Mecânicos, Técnicos, Marítimos e mais na Constellation
- Contratos offshore e onshore da japonesa MODEC demanda 29 funções neste dia 28
- Brasil terá primeira fábrica de baterias de lítio-enxofre do mundo e será em Minas Gerais
A Petrobras passará a atuar como processadora de gás natural fornecido por outros agentes, sem precisar comprar deles o produto.
Com a medida, a estatal reafirma seu comprometimento em contribuir para o desenvolvimento de um mercado de gás aberto, competitivo e sustentável no país.
-
Petrobras mobiliza sonda de perfuração no Amapá para avaliação ambiental decisiva
-
Navios classe Handy: entenda por que a nova frota da Petrobras de US$ 278 milhões é estratégica para o transporte marítimo entre portos do Brasil, o abastecimento nacional e a geração de 1,5 mil empregos
-
Gás natural mais acessível: potencial para impulsionar o crescimento econômico
-
Minicérebros na detecção de vazamentos de petróleo recebem investimento de até R$ 16 milhões em projeto inédito com apoio internacional
De acordo com a Petrobras, a capacidade de processamento de gás natural será ofertada em duas etapas:
Primeiro, a oferta de capacidade aos agentes que possuem direitos sobre a produção de gás natural provenientes de campos em produção, de forma a garantir a continuidade da produção de óleo e gás do país, que de acordo com a companhia, já está em curso.
A segunda etapa se refere a oferta da capacidade de processamento disponível aos demais agentes interessados. A Petrobras informa a segunda etapa ocorrerá posteriormente as negociações da primeira e que será realizada anualmente.
Petrobras abre mercado
Atualmente, a Petrobras compra os volumes de gás natural dos demais produtores, onshore e offshore, no Brasil, processa nas suas unidades, contrata o transporte por meio de dutos e revende o gás às distribuidoras estaduais de gás natural.
Quando o novo modelo for implementado, os produtores de gás natural não precisarão, necessariamente, vender o gás para a Petrobras.
Os produtores poderão contratar parte da capacidade de processamento da Petrobras e continuarão sendo proprietários do gás produzido e de todos os seus derivados, possibilitando que negociem diretamente seus produtos com o mercado.
Plantas de processamento de gás
As unidades de processamento de gás natural são plantas industriais em que há a separação das frações de hidrocarbonetos existentes no gás, dando origem a diversos produtos, entre eles o gás natural, dentro das especificações próprias para consumo.
Clique aqui e acesse o site da Petrobras com mais informações sobre as plantas de processamento de gás natural e a contratação de capacidade.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.