1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petrobras registra aumento significativo na produção própria no terceiro trimestre: Alguns FPSO’s e refinarias se destacam nestes números
Localização RJ Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Petrobras registra aumento significativo na produção própria no terceiro trimestre: Alguns FPSO’s e refinarias se destacam nestes números

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 27/10/2023 às 05:22
Atualizado em 07/11/2023 às 05:26
FPSO da Petrobras onde é produzido petróleo no pré-sal brasileiro
Foto: Divulgação Petrobras – Plataforma P-71, no pré-sal da Bacia de Santos.

A empresa alcançou marcas históricas de produção no campo de petróleo pré-sal e de produção operada durante o período. Além disso, o desempenho das refinarias atingiu o seu melhor resultado trimestral desde 2014, em termos de fator de utilização.

Produção da Petrobras registra crescimento de mais de 9% no terceiro trimestre, alcançando resultados recordes tanto no pré-sal quanto nas refinarias. De acordo com o Relatório de Produção e Vendas do Terceiro Trimestre da Petrobras, divulgado nesta quarta-feira (26/10), a companhia alcançou uma produção média de 2,88 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), um aumento de 9,1% em relação ao segundo trimestre de 2023.

Esse crescimento foi impulsionado pelo desempenho operacional das plataformas do pré-sal, que apresentaram um alto nível de produtividade. Além disso, a redução no volume de perdas na produção por paradas e manutenções de unidades também contribuiu para o aumento da produção da companhia. Destaque para o crescimento da produção da plataforma P-71, no campo de Itapu, do FPSO Almirante Barroso, no campo de Búzios, e do FPSO Anna Nery, no campo de Marlim.

Crescimento Robusto na Produção da Petrobras

A entrada em operação do FPSO Anita Garibaldi nos campos de Marlim e Voador, bem como a contribuição de novos poços de projetos complementares nas Bacias de Campos e Santos, também foram fatores que impulsionaram a produção da Petrobras.

Um marco importante foi o recorde de produção no pré-sal, que atingiu a marca de 2,25 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), representando 78% da produção total da Petrobras. Esse resultado superou o recorde anterior de 2,06 milhões de boed no segundo trimestre de 2023. A produção total operada pela Petrobras também alcançou um recorde, atingindo 3,98 milhões de boed no mesmo período, um aumento de 7,8% em relação ao segundo trimestre.

No campo de Búzios, o FPSO Almirante Barroso atingiu sua capacidade máxima de 150 mil barris por dia (bpd) em apenas 146 dias após o primeiro óleo, um recorde no pré-sal. O campo de Búzios se destaca como o maior campo em águas profundas do mundo, com baixo nível de emissões e reservas substanciais.

Outro destaque foi a chegada ao Brasil do FPSO Sepetiba, que será instalado no campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos. Com capacidade para produzir 180 mil bpd e 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia, o FPSO está na fase de ancoragem e interligação e tem previsão para iniciar suas operações até o final do ano.

Subtítulo 2: Avanços Notáveis nas Refinarias e Compromisso com a Sustentabilidade

No que diz respeito às refinarias, o fator de utilização (FUT) alcançou 96% no terceiro trimestre, o melhor resultado trimestral desde 2014. Isso possibilitou atender às demandas do mercado com confiabilidade e disponibilidade operacional, resultando em uma produção total de derivados de 1.829 milhão de barris por dia (Mbpd) no período. A produção de diesel, gasolina e QAV representou 69% da produção total, um aumento de 2 pontos percentuais em relação ao segundo trimestre.

A Petrobras também reduziu suas emissões de gases de efeito estufa, alcançando os melhores resultados trimestrais das refinarias em Intensidade Energética e Intensidade de Emissão de Gases do Efeito Estufa. Isso foi possível devido aos investimentos no Programa RefTOP (Refino de Classe Mundial) e aos avanços em eficiência energética.

No terceiro trimestre, as vendas de diesel S-10 atingiram um recorde de 496 mil barris por dia (bpd), representando 62% do total de diesel comercializado pela Petrobras. A produção de diesel S-10 também registrou um recorde de 464 mil bpd, resultado de ações de otimização em processos de produção e investimentos.

Em resumo, a produção própria da Petrobras teve um crescimento expressivo no terceiro trimestre, registrando recordes tanto no pré-sal quanto nas refinarias. A companhia continua investindo em projetos e tecnologias inovadoras para garantir o aumento da produção e a redução de emissões, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor de petróleo e gás no Brasil.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x