Com o novo programa lançado pela Petrobras em junho de 2019, 3,4 milhões de litros de combustíveis deixaram de ser perdidos em razão dos crimes
Petrobras informou ontem à noite, (08/06) que reduziu 31 por cento a perda de combustível por furtos em dutos, no primeiro ano de implementação do Programa Integrado Petrobras de Proteção de Dutos (Pró-Dutos). Petrobras decide prorrogar contrato do FPSO Cidade de São Vicente da BW Offshore
Leia também
- Ibama recebe pedido da Petrobras para perfurar poço de petróleo na bacia do Rio Grande do Norte
- Sindicato cobra medidas à Petrobras: chega a 92 o número de funcionários infectados pelo Covid-19 na Repar
- Marinha decide afundar o navio Stellar Banner que encalhou no Maranhão com minério de ferro da Vale
Com o novo programa lançado pela Petrobras em junho de 2019, 3,4 milhões de litros de combustíveis deixaram de ser perdidos em razão dos crimes, o que significa uma menor ameaça a quem vive no entorno dos dutos.
A redução nos volumes de combustíveis perdidos mantém tendência de queda no primeiro semestre de 2020, com redução de mais de 30% na média mensal de perdas entre 2019 e o primeiro semestre de 2020.
- Petrobras e Brasil boicotados pelo Ibama, diz ex-presidente do Senado! Estatal tenta explorar novo pré-sal, gerando 350 MIL novos empregos, mas esbarra na negativa do órgão
- Agora vai? Petrobras está otimista e espera explorar jazida de petróleo que vai gerar mais de 300 MIL empregos para os brasileiros
- Pré-sal: produção de petróleo e gás natural alcança recorde histórico no Brasil
- Governadora Fátima Bezerra impulsiona avanços nos investimentos da Brava Energia no Rio Grande do Norte.
Já com o número de ocorrências de furtos de petróleo e derivados nos dutos, entre 2018 e 2019, houve uma queda de 22%, saindo de 261 para 203 casos de furtos.
Até maio deste ano, a Petrobras identificou 101 ocorrências de furto de combustíveis. O objetivo da estatal é reduzir em 75% a incidência desse crime até o fim de 2021, bem como, com ações integradas junto aos Estados e Governo Federal, buscar a eliminação das derivações clandestinas em um futuro breve.
A fim de aumentar a segurança na operação dos dutos, a Petrobras instalou mais de uma centena de sistemas de monitoramento ao longo da malha de dutos para aperfeiçoar a percepção e localização de furtos.
“O monitoramento 24 horas e a manutenção adequada garantem que os dutos estejam continuamente operando dentro de rígidos padrões de segurança”, informou a estatal.
Em abril de 2020 também foi iniciada a operação de uma nova rota de transporte por dutos de gás liquefeito de petróleo (GLP). O produto altamente inflamável deixou de ser transportado por áreas densamente povoadas na região metropolitana de São Paulo para percorrer o trajeto pela periferia do núcleo urbano entre a Estação de Bombeio de São Bernardo do Campo e a Refinaria de Capuava (Recap), reduzindo riscos à população.
Em todo o país, a Transpetro, subsidiária integral da Petrobras, opera 14.873 quilômetros de dutos que transportam combustíveis. Quando não há a intervenção de criminosos, os dutos são a opção mais segura, rápida e confiável para o transporte desses produtos. O volume transportado por essa malha de dutos representa 20 mil caminhões-tanque deixando de trafegar por dia pelas estradas.
Uma medida apoiada pela Petrobras e que está em pauta no Congresso Nacional é o endurecimento da pena para quem pratica o furto de combustível, que atualmente é comparável ao crime de furto comum.
No entanto, apesar de o transporte de combustíveis por dutos ser seguro e eficiente, as intervenções criminosas podem trazer consequências graves para a comunidade, como incêndios, explosões, vazamentos, poluição e contaminação de áreas ambientalmente sensíveis.
Petrobras em conjunto com a População
Outra frente importante do programa é a conscientização da população sobre os riscos causados pelo roubo nos dutos. Por meio de campanha desenvolvida no Pró-Dutos a população foi estimulada a colaborar através do telefone 168, que recebe denúncias sobre atividades criminosas nos dutos. Houve um aumento de 60% nos alertas qualificados registrados no canal 168 em 2019.
A emergência social provocada pela pandemia COVID-19 estimulou o lançamento de um projeto social em 12 comunidades carentes localizadas nas proximidades dos dutos da companhia. O projeto prevê a distribuição, no período de três meses, de 63 mil cestas básicas para famílias afetadas pela pandemia.