1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petrobras quer ser referência mundial em descomissionamentos de plataformas até 2028. A estatal pretende determinar regras voltadas para políticas de reciclagem verde em 26 plataformas
Tempo de leitura 3 min de leitura

Petrobras quer ser referência mundial em descomissionamentos de plataformas até 2028. A estatal pretende determinar regras voltadas para políticas de reciclagem verde em 26 plataformas

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 30/01/2023 às 18:35
Atualizado em 14/02/2023 às 12:08
Visando o posto de referência global em descomissionamentos, a Petrobras impõe políticas de reciclagem verde em 26 plataformas, tendo seu projeto iniciado com a plataforma de Marlim.
Fonte: UOL
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Visando o posto de referência global em descomissionamentos, a Petrobras impõe políticas de reciclagem verde em 26 plataformas, tendo seu projeto iniciado com a plataforma de Marlim.

Mantendo o objetivo de se tornar referência mundial em descomissionamento de plataformas como modelo de destinação verde, a Petrobras comunicou que pretende dar destinação a 26 plataformas com uma política de Reciclagem Verde. Delimitando 5 anos para tal projeto, a estatal prediz investimento de US$ 9,8 bilhões em atividades de descomissionamento, e o projeto-piloto dessa nova iniciativa começará já em 2023 com a P-32, plataforma localizada no campo de Marlim, na Bacia de Campos.

A nova política de reciclagem verde nas plataformas tem como foco reduzir os impactos ao meio ambiente

A nova política de reciclagem verde pretende implementar ações de minimização de geração de resíduos, evitando, em sua produção, impactos à biodiversidade, além do reaproveitamento de equipamentos e estímulos à economia circular.

A estatal ambiciona ainda inventariar previamente os materiais existentes nas embarcações, garantindo assim a elaboração adequada de um plano de reciclagem para os estaleiros.

Dessa forma, a Petrobras passará a habilitar para os estaleiros os processos de licitação, somente para os que possuem certificados em ISO 14001 (Environmental Management), ISSO 45001 (Occupational Health and Safety Management) e ISSO 9001 (Quality Management), que possuem o dique seco (dry-dock) ou terreno impermeabilizado com sistema de drenagem.

Além disso, consideram-se os requisitos da European Union Ship Recycling Resolution n.º 1257/2013 no caso de estaleiros internacionais.

No caso dos brasileiros, consideram-se as licenças de operação e conformidade com a legislação de meio ambiente, segurança e saúde dos trabalhadores sujeitos.

Conforme Mariana Cavassin Paes, gerente executiva de projetos de desenvolvimento da produção da Petrobras, o trabalho composto em 2022 visa garantir a aplicação de regras ambientais e de direitos humanos ao longo de toda a cadeia de fornecedores.

O trabalho, desenvolvido ao longo de 2022, buscou garantir a aplicação de regras ambientais e de direitos humanos ao longo de toda cadeia de fornecedores, bem como garantir a apropriada destinação final de materiais oriundos do descomissionamento, em alinhamento às melhores práticas da indústria e aos princípios estabelecidos na Carta Internacional de Direitos Humanos da ONU, com foco na sustentabilidade e na garantia de uma destinação sustentável”, comunicou.

O descomissionamento faz parte da vida de um sistema de produção, Petrobras aposta nisso

O processo de descomissionamento faz parte do ciclo de vida de um sistema de produção, e consiste em um conjunto de atividades que possuem relação direta à interrupção definitiva das operações de uma plataforma e equipamentos associados, quando não existem mais oportunidades de extensão ou manutenção da produção.

Portanto, através dessa nova política de reciclagem verde, a Petrobras acredita que ampliará o controle sobre a reciclagem das unidades, reforçando as garantias de que a produção ocorra alinhada com as melhores práticas ASG (Ambiental, Social e Governança) da indústria mundial. Mantendo o foco na geração de capital, sustentabilidade, segurança e respeito para com as pessoas e ao meio ambiente.

A estruturação do programa da estatal prediz a aquisição de capital no valor de US$ 9,8 bilhões em atividades de descomissionamento no período de 2023 a 2027.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos