A Petrobras (PETR4) recentemente surpreendeu positivamente os investidores ao apresentar um novo plano estratégico para os próximos cinco anos, trazendo mais confiança ao mercado em relação à empresa. As expectativas foram superadas com as medidas adotadas, demonstrando um cenário promissor para a companhia.
A empresa Petrobras (PETR4) recentemente apresentou seu novo plano estratégico para os próximos cinco anos, considerado pela Genial Investimentos como um dos momentos mais importantes do ano para a companhia. No entanto, os analistas da Genial ainda estão hesitantes em relação à recomendação de compra.
Em reunião do conselho de administração realizada no dia 23 de setembro, a Petrobras aprovou o Plano Estratégico (PE) 2024-2028, estabelecendo um investimento previsto de US$ 102 bilhões nos próximos cinco anos. Este é o primeiro PE divulgado sob gestão do governo Lula. O capex previsto supera em 31% o valor estimado no plano anterior devido a novos projetos e a ativos que estavam na fila de desinvestimentos e foram retomados para a carteira de investimentos.
A Genial Investimentos destaca que US$ 11 bilhões de investimentos são destinados para aquisições potenciais nos segmentos de energias renováveis, refino e petroquímico. Além disso, há incerteza em relação à aquisição de renováveis de acordo com os termos apresentados pela empresa.
- Petrobras e Brasil boicotados pelo Ibama, diz ex-presidente do Senado! Estatal tenta explorar novo pré-sal, gerando 350 MIL novos empregos, mas esbarra na negativa do órgão
- Agora vai? Petrobras está otimista e espera explorar jazida de petróleo que vai gerar mais de 300 MIL empregos para os brasileiros
- Pré-sal: produção de petróleo e gás natural alcança recorde histórico no Brasil
- Governadora Fátima Bezerra impulsiona avanços nos investimentos da Brava Energia no Rio Grande do Norte.
Na área de produção, a companhia pretende investir em 14 novos FPSOs para conseguir uma produção diária de óleo e gás de 3,2 milhões de barris. A Genial ressalta que apesar da produtividade dos campos do pré-sal, as taxas de declínio dos demais campos podem limitar surpresas na produção geral. No entanto, há a possibilidade de uma campanha exploratória bem-sucedida dos campos da Margem Equatorial, que poderia gerar produções surpreendentes para 2028 e além.
Existe a preocupação no mercado sobre o impacto do novo plano de investimentos da Petrobras sobre os dividendos da companhia, mas analistas avaliam que o PE não trouxe grandes surpresas negativas e que os dividendos ainda devem permanecer em níveis elevados.
A Petrobras não é uma recomendação de compra unânime para todas as casas. Enquanto a Genial mantém a indicação de “manter” o investimento, o Goldman Sachs reforçou a recomendação de compra. O banco UBS BB também reiterou a recomendação de compra e aumentou o preço-alvo da ação.
Com base nessas informações, a estratégia da Petrobras deve proporcionar menores retornos aos acionistas no futuro, embora seja possível que surpresas positivas se traduzam em maiores fluxos de caixa livre e dividendos.
Fonte: MoneyTimes