No mês de outubro, o preço do combustível registrou um aumento de 5,3%, acompanhando o aumento no valor da matéria-prima.
Após aumentar em no mês de agosto, Petrobras (PETR4) anunciou uma redução de cerca de 2% no preço do querosene de aviação (QAV) a partir desta quarta-feira, 1º. A variação do preço dependerá do mercado em que a empresa atua. Essa medida acompanha a queda no preço do petróleo no mercado internacional.
Segundo dados da estatal, a redução do preço do QAV varia entre 2% e 2,25%. Essa redução é uma resposta à alta do combustível em outubro, quando o preço foi elevado em 5,3% seguindo o aumento do preço da commodity.
Peculiaridade do querosene de aviação em relação aos outros combustíveis convencionais
Diferentemente de outros combustíveis da Petrobras, como diesel e gasolina, o querosene de aviação é reajustado mensalmente pela empresa, independentemente dos preços de mercado. Essa medida visa trazer mais estabilidade para o setor da aviação, que depende do QAV para suas operações.
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Umas das maiores BR do Brasil será transformada! Rodovia terá duplicação de 221km e R$ 7 bi em investimentos, podendo gerar até 100 MIL empregos
- Noruega investe R$ 350 milhões em energia solar no norte de Minas Gerais
Além da Petrobras, a Acelen, empresa que controla a Refinaria de Mataripe na Bahia, também reduziu o preço do QAV em 2,3% nesta quarta-feira. Essa redução é uma boa notícia para o setor aéreo, que vem enfrentando dificuldades devido à pandemia da COVID-19.
Com a redução no preço do querosene de aviação, as companhias aéreas poderão reduzir seus custos operacionais e, possivelmente, repassar esses benefícios aos passageiros. Isso pode resultar em passagens aéreas mais baratas e incentivar o aumento da demanda por viagens aéreas.
Essa redução no preço do QAV também pode ter um impacto positivo no mercado de ações da Petrobras. Com uma redução nos custos de produção e uma possível recuperação no setor da aviação, as ações da empresa podem ter uma valorização significativa.
Portanto, essa redução no preço do querosene de aviação é uma notícia positiva tanto para as companhias aéreas quanto para a Petrobras. É importante ficar atento às movimentações do mercado e às ações da empresa para aproveitar possíveis oportunidades de investimento.