Petrobras já realizou mais de 15 mil testes para Covid-19 em colaboradores

Flavia Marinho
por
-
22-05-2020 16:36:00
em Petróleo, Óleo e Gás
Petrobras já realizou mais de 15 mil testes para Covid-19 em colaboradores Petrobras já realizou mais de 15 mil testes para Covid-19 em colaboradores




Para se ter uma ideia, a proporção de testes na Petrobras é de 100 testes por grupo de mil pessoas, taxa superior a países como Espanha e Estados Unidos (dados do Worldometers.info em 21/05).

A Petrobras anunciou na tarde deste dia 22 de maio, que superou a marca de 15 mil testes para Covid-19 realizados entre seus colaboradores. Petrobras antecipa para este mês perfuração de Naru, na Bacia de Campos

Leia também

De acordo com a Petrobras, os testes formam uma importante barreira ao contágio, junto com outras medidas como o uso de máscaras, reforço na higienização, alterações nas rotinas operacionais para possibilitar o distanciamento entre as pessoas e, principalmente, a redução da atuação presencial – mais de 90 por cento dos funcionários de atividades administrativas atuam em homeoffice e nas áreas operacionais apenas metade do efetivo está atuando presencialmente para manter as atividades essenciais à sociedade.

Por se tratar de uma barreira de prevenção ao contágio, os testes para Covid-19 são aplicados tanto no funcionários diretos da Petrobras como nos colaboradores de empresas terceirizadas.

Mais de 6 mil testes foram destinados a empregados da Petrobras e mais de 9 mil testes para profissionais de empresas que prestam serviços a estatal, em unidades offshore e onshore

Vem sendo usado para triagem dos profissionais antes de iniciar as atividades em áreas operacionais, como plataformas e refinarias testes do tipo rápido, que detectam anticorpos.

Segundo a Petrobras, mais de 200 profissionais sem quaisquer sintomas foram identificados na triagem com resultado positivo para anticorpos imaturos (que indicam que o vírus pode estar ativo no organismo), o que demonstra a eficácia dos testes como barreira contra o contágio, já que de outra forma essas pessoas sequer seriam contabilizadas, nem seriam isoladas e monitoradas por equipes de saúde. Outros 4,2 mil são testes do tipo RT-PCR, usados em colaboradores sintomáticos, contactantes e em outras situações específicas para confirmar ou descartar diagnósticos.

“Desde o início da pandemia, a Petrobras iniciou os esforços para aquisição de kits de testes e contratação de serviços especializados. Mesmo com gargalos no fornecimento de insumos e serviços para testagem, a companhia foi uma das primeiras empresas a adquirir testes para Covid-19.”, disse a estatal.

A Cmpanhia informou também que ” Foram contratados serviços de 15 laboratórios e disponibilizados testes via drive thru e 29 pontos de coleta para colaboradores em todo o Brasil. A companhia tem adquirido mais kits de testes rápidos para, de acordo com a capacidade de atendimento do mercado, ampliar a abrangência e periodicidade de aplicação dos testes nas unidades operacionais, sempre considerando critérios técnicos e a avaliação do quadro de saúde da região.”

Para se ter uma ideia, a proporção de testes na Petrobras é de 100 testes por grupo de mil pessoas, taxa superior a países como Espanha e Estados Unidos (dados do Worldometers.info em 21/05).

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.