1. Início
  2. / Economia
  3. / Petrobras passa a investigar incidente em fábrica de fertilizantes que pode gerar até 6.700 desempregados
Tempo de leitura 2 min de leitura

Petrobras passa a investigar incidente em fábrica de fertilizantes que pode gerar até 6.700 desempregados

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 02/02/2020 às 16:55
Atualizado em 17/02/2020 às 11:00
Petrobras

A Petrobras relata que houve uma parada súbita em uma caldeira, em compressores e no tanque de armazenamento

Até o presente momento, peritos da Petrobras estão investigando o incidente que ocorreu na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen), em Araucária (PR) na tarde de sexta-feira (31). Outrossim, segundo a empresa Petrobras, foi informada uma morte súbita em alguns dos seus equipamentos. Isso acabou exigindo um procedimento preventivo relacionado à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.

Você também pode conferir

Processo relacionado à Fafen

Foi confirmado pela direção da Fafen que existe um processo e que a desativação e demissão de boa parte dos seus funcionários deve ocorrer em até 14 dias, ainda no mês de fevereiro. Desse modo, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) iniciou na madrugada deste sábado (1) uma greve que tem entre suas exigências a suspensão da demissão dos funcionários da Fafen.

Processo de descompressão na fábrica da Petrobras

Como é de conhecimento geral, os compressores têm o objetivo de controlar a pressão do tanque, retirando os vapores para manter a pressão estável. Apesar do ocorrido da parada súbita deste equipamento, que ventila os vapores para a atmosfera e os dissipa com água, o que é considerado uma operação normal de segurança, “a situação está sob controle e não há riscos para as pessoas e o meio ambiente”, diz em nota a empresa Petrobras.

Greve envolvendo terceirizada da Petrobras

No sábado (01/02/2020) foi divulgada um nota que afirma que a greve, até então, será por tempo indeterminado. Pararam, até o momento, cerca de 6.700 trabalhadores, em dez estados do País. Funcionários querem que tal situação envolvendo a Fafen seja revisada, de forma que ambos os lados possam sair ganhando ao invés de gerar desemprego.

Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos