A diretora de Refino e Gás Natural da Petrobras, Anelise Lara afirmou que a estatal vai continuar sendo competitiva no mercado de refino no País após a venda de oito das suas 13 refinarias.
A Petrobras anunciou hoje (03/12) em fato relevante, que recebeu propostas vinculantes para quatro refinarias. A estatal informou que vai vender as refinarias Landulpho Alves (RLAM), na Bahia, Refinaria Isaac Sabbá (REMAN), no Amazonas, Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (LUBNOR), no Ceará, e Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), no Paraná.
Leia também
- Recrutamento e Seleção para vagas offshore em Macaé para cargos de ensino fundamental e médio, hoje, 03 de dezembro
- Concremat Engenharia desenvolve software para otimizar projetos de óleo e gás no Pré-Sal
- Metalúrgicos convocados para vagas de emprego, hoje 03 de dezembro
Esta semana, executivos da petroleira afirmaram que a perspectiva é receber todo o valor esperado pelas refinarias até o final de 2021. Até o momento, a refinaria com processo de venda mais adiantado é a refinaria Landulpho Alves (Rlam), na Bahia.
“Esperamos ter pelo menos alguns desses desinvestimentos fechando ao final do ano que vem”, disse a diretora de Refino e Gás Natural da companhia, Anelise Lara
- Energia em Alta: Eneva Alcança Resultados Recordes no Terceiro Trimestre
- Adeus carvão, olá futuro! Termelétrica do Pecém anuncia transição bilionária e promete se tornar referência nacional em energia sustentável
- Governo em alerta: Petrobras planeja recompra de refinaria vendida por US$ 1,8 bilhão em 2021
- Petrobras diz ‘que não’, nega acordo e propõe revisão de venda de refinarias ao Cade em meio a mudanças no mercado!
A estatal negocia a venda da Rlam, na Bahia com o fundo soberano Mubadala, de Abu Dhabi. A transação já está em fase de aprovações internas e deve ser fechada até janeiro.
No dia 10 de dezembro, a Petrobras espera receber ofertas vinculantes para a vendas da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) no Rio Grande do Sul e da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) no Paraná. Já a Refinaria Gabriel Passos (Regap) em Minas Gerais e a Refinaria Abreu e Lima (Rnest) devem receber ofertas no primeiro trimestre de 2021.
Lara afirmou também que a Petrobras vai continuar sendo competitiva no mercado de refino no País após a venda de oito das suas 13 refinarias.
“Continuaremos com 1,1 milhão de barris de petróleo sendo processados por dia. Já temos feito diversas ações em eficiência energética, descarbonização, transformação digital e também elaboramos produtos mais avançados”, disse Lara
Petrobras esclarece
A Petrobras esclarece que a Sistemática de Desinvestimentos prevê somente a divulgação ao mercado das seguintes etapas do processo: teaser, início da fase não vinculante, início da fase vinculante, celebração de acordo de exclusividade (quando aplicável), signing e closing.
Por fim, a Petrobras reforça o seu compromisso com a ampla transparência de seus projetos de desinvestimento e de gestão de seu portfólio e informa que as etapas subsequentes serão divulgadas ao mercado de acordo com a Sistemática de Desinvestimentos da companhia e com o Decreto 9188/2017.