1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petrobras ganha tempo para se desfazer de 69 campos de petróleo onshore
Tempo de leitura 2 min de leitura

Petrobras ganha tempo para se desfazer de 69 campos de petróleo onshore

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 18/12/2020 às 10:38
Petrobras - campos de petróleo onshore - anp

Dos 109 campos de petróleo onshore que deveriam ser vendidos até o dia 31 de dezembro de 2020, a Petrobras vendeu 61 e devolveu outros 13 para a ANP

Pedrobras ganha tempo para concluir a venda de 69 campos maduros em terra e águas rasas. A decisão foi aprovada ontem (17/12) pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Para fomentar a exploração de campos onshore o Governo vai ofertar blocos regionais de grande extensão

Leia também

A Petrobras conseguiu extender para junho do ano que vem a venda da maior parte dos ativos, enquanto que a parcela restante deverá ter o processo de desinvestimento concluído até 31 de dezembro de 2021.

Fazem dois anos que a Petrobras emitiu uma lista para a Agência Nacional do Petróleo (ANP) informando o interesse em ceder os direitos em 183 campos maduros.

A petroleira brasileira conseguiu até abril deste ano, vender 61 campos e devolver outros 13 para a agência. Restavam assim, na época, 109 campos em posse da Petrobras, que deveriam ser vendidos até o dia 31 de dezembro deste ano.

Apesar dos esforços da estatal, desde abril a Petrobras só conseguiu finalizara venda de 39 campos de petróleo e devolveu um deles. Restando, atualmente em processo de venda, 69 ativos onshore.

Com o novo aval da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Petrobras poderá dos 69 campos onshore, se desfazer de 54, até 30 de junho do ano que vem. Os ativos fazem parte dos polos Recôncavo, Miranga, Remanso, Peroá/Cangoá, Garoupa, Merluza e Ceará.

Atualmente os campos onshore da Petrobras já se encontram em estágio avançado de negociação, dentro da etapa de fechamento de contrato ou em fase de propostas vinculantes.

Ao que diz respeito os demais 15 ativos restantes, a Agência concedeu um o prazo para conclusão da transação maior, a Petrobras tem até 31 de dezembro de 2021 para vender os campos, que estão localizado nos polos Bahia Terra, Carmópolis, Potiguar, Norte Capixaba, Alagoas, Urucu e Manati.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos