1. Início
  2. / Economia
  3. / Petrobras finaliza venda de 51% da Gaspetro para a Compass e continua a ser criticada no mercado de gás natural
Tempo de leitura 3 min de leitura

Petrobras finaliza venda de 51% da Gaspetro para a Compass e continua a ser criticada no mercado de gás natural

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 15/07/2022 às 10:42
Mesmo com todas as críticas quanto à possível concentração de mercado no setor de gás natural brasileiro, a Petrobras acaba de finalizar a venda de 51% da participação da Gaspetro para a companha Compass.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Mesmo com todas as críticas quanto à possível concentração de mercado no setor de gás natural brasileiro, a Petrobras acaba de finalizar a venda de 51% da participação da Gaspetro para a companha Compass.

A petroleira estatal Petrobras se desfez de mais um de seus ativos em território nacional e anunciou a venda de 51% da Gaspetro para a Compass durante a última segunda-feira, (11/07). A transação envolveu um valor total de cerca de R$ 2,097 bilhões e, embora seja bastante benéfica para o projeto de desinvestimento da estatal no Brasil, pode significar um grande impacto na concentração de mercado no ramo de gás natural.

Venda de 51% da Gaspetro é finalizada pela Petrobras e participação na distribuidora de gás natural é da Compass após transação com a estatal

A Petrobras continua reunindo seus esforços para a concessão de ativos no projeto de desinvestimento no território nacional e se desfez de mais uma parcela de participação, dessa vez na distribuidora de gás natural Gaspetro. A empresa realizou a venda de 51% de participação na empresa para a companhia Compass nesta segunda-feira, por um valor total de R$ 2,097, que foi totalmente desembolsado pela empresa na transação. 

A Gaspetro é uma holding que possui atualmente uma participação societária em 18 companhias distribuidoras de gás natural, espalhadas por todo o Brasil, e garante uma alta presença no setor de combustíveis no Brasil. Isso, pois a distribuidora conta atualmente com mais de  10 mil km de redes de distribuição da empresa que atendem a mais de 500 mil clientes, com volume distribuído de cerca de 29 milhões m³/dia. 

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Após o anúncio da venda da participação da Gaspetro para a Compass, a Petrobras destacou que toda a operação de transação está alinhada com o Termo de Compromisso de Cessação (TCC) assinado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), durante o ano de 2019. 

E, entre as principais justificativas para a venda da participação, a estatal destacou a promoção da competitividade no setor de combustíveis no Brasil, além de buscar uma nova estratégia de gestão do portfólio da distribuidora no país, a fim de garantir uma alocação de capital mais eficiente. 

Estatal continua a ser criticada pela venda da Gaspetro à Compass e setor de gás natural prevê uma possível concentração de mercado no Brasil 

Embora seja bastante benéfica para a própria gestão da Petrobras e para o seu projeto de desinvestimento nos ativos do Brasil, a venda da Gaspetro para a Compass continua a ser criticada no setor de óleo e gás natural. Isso, pois, no último mês, a Associação de Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP) pediu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que barrasse a venda da companhia. 

Entre as principais justificativas para a cessão do processo de transação apontadas pela ABPIP, estava o direcionamento da demanda das distribuidoras de gás para sua vertente de comercialização, fechando importante parcela desse mercado aos produtores. Assim, o mercado de gás natural no Brasil se tornaria ainda mais fechado e concentrado na mão de poucas empresas. 

Um possível cenário de oligopsônio também poderá acontecer no país, ou seja, uma situação na qual apenas um pequeno número de empresas começam a comprar determinado produto de um único comerciante. A Agência Nacional de Petróleo (ANP) também já havia alertado para uma concentração do mercado de combustíveis na mão da Compass, mas não houveram ações tomadas para impedir o processo de venda. 

Agora, a Compass tem participação em 51% da Gaspetro e, com isso, a Petrobras e as demais empresas do ramo de petróleo e gás natural aguardam as consequências futuras da transação, tanto para o benefício do mercado nacional, quanto para o desenvolvimento de possíveis problemas.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos