1. Início
  2. / Economia
  3. / Petrobras fecha contrato com a TechnipFMC e Dof Subsea, para fretamento e serviços de longo prazo por navios de apoio
Tempo de leitura 4 min de leitura

Petrobras fecha contrato com a TechnipFMC e Dof Subsea, para fretamento e serviços de longo prazo por navios de apoio

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 03/09/2021 às 18:34
Petrobras – navios
Skandi Vitória/ Fonte: DOF Group
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A Petrobras contratou os navios Skandi Vitória e Skandi Niterói. O início das operações das embarcações está previsto para fevereiro de 2022.

A petrobras fechou contrato com a Dofcon Navegação, uma joint venture 50/50 entre TechnipFMC e a DOF Subsea, para fretamento e serviços de longo prazo para os navios de apoio offshore Skandi Vitória e Skandi Niterói. Cada contrato é de três anos, com opção de prorrogação e o início das operações está previsto para fevereiro de 2022. Veja ainda: FPSO Carioca, afretado pela Petrobras, inicia produção de óleo e gás no campo de Sépia, no pré-sal da Bacia de Santos

Atuação das embarcações contratadas pela Petrobras

Segundo o site Portos e Navios, a embarcação Skandi Niterói operará principalmente em águas rasas, enquanto o Skandi Vitória atuará em águas rasas e profundas. Ambos os navios realizarão trabalhos de descomissionamento e instalação submarina.

Jonathan Landes, presidente Submarino da TechnipFMC, comentou: “Nossas embarcações servem como um componente importante do forte ecossistema de dutos flexíveis que temos no Brasil. Temos orgulho de estender nosso relacionamento de várias décadas com a Petrobras por meio desses contratos de longo prazo, que são construídos em estreita colaboração e na confiança de nossos clientes em nossa capacidade de entregar qualidade com segurança e eficiência”.

Anteriormente, a estatal havia já fechado novos contratos de embarcações submarinas

A Petrobras e a Seabras Sapura assinaram um contrato no último dia 23 para o afretamento do PLSV Sapura Diamante, pelo período de 1.275 dias. O contrato pela contratação da embarcação de acordo com o site Petróleo Hoje, está avaliado em US$ 199 milhões, deverá ser iniciado no próximo dia 15, com término previsto para o dia 13 de março de 2025, segundo o comunicado da Seadrill.

O Sapura Topazio da Sapura, o Submarino 7 ‘s Seven Waves, o Seven Sun e o Seven Rio também deverão ser contratados, assim como o Top Coral do Atlântico da TechnipFMC e quatro outras embarcações ainda a serem definidas. Os contratos são válidos por três anos, prorrogáveis ​​por mais um ano. A maioria dos negócios da Petrobras envolveu prorrogações de contrato, exceto Skandi Vitória, Skandi Niterói, Sapura Diamante e Sapura Topázio, que não foram contratadas anteriormente.

Leia ainda esta notícia: Petrobras contrata serviços de engenharia para descomissionamento dos sistemas submarinos de três FPSOs

A Petrobras lançou licitação para contratar serviços de engenharia, preparação, remoção e descarte (EPRD), que serão destinados para descomissionar às estruturas submarinas remanescentes dos FPSOs Cidade do Rio de Janeiro, Cidade de Rio das Ostras e Piranema, já desmobilizados de projetos das bacias de Campos e de Sergipe-Alagoas, respectivamente.

De acordo com o site Petronotícias, no dia 13 de outubro, a Petrobras irá abrir os envelopes com as propostas das empresas licitantes. A licitação, com abrangência nacional, acontecerá no modo de disputa aberto e o início da competição de preços será no dia 14 de outubro. Além dos serviços de engenharia, preparação, remoção e descarte, a licitação da Petrobras também vai contratar as atividades de alienação, na condição de sucata, dos materiais provenientes de portos dos sistemas submarinos pertencentes aos três FPSOs. O critério de julgamento da licitação será a melhor combinação, com menor preço para a Petrobrás, levando em conta a diferença entre o valor das propostas do contrato de prestação de serviços de EPRD e o valor da proposta do contrato de alienação.

Segundo o site Petronotícias, o sistema do FPSO Rio de Janeiro, da Petrobras, que produzia no campo de Espadarte, na Bacia de Campos, o trabalho da futura contratada envolverá o descomissionamento de 10 poços e 132 km de linhas flexíveis. Com relação aos equipamentos submarinos do FPSO Piranema, que produzia em campo de mesmo nome, em Sergipe-Alagoas, as atividades abrangerão nove poços e o recolhimento de 120 km de dutos e risers flexíveis. Por fim, no FPSO Rio das Ostras, anteriormente instalado nos Campos de Tartaruga Verde, Tartaruga Mestiça e Espadarte, o trabalho envolverá dois poços e 21,1 km de linhas flexíveis.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos