1. Início
  2. / Refinaria e Termoelétrica
  3. / Petrobras e Águas do Rio fecham acordo para um dos maiores projetos industriais do Brasil, a ser feito na refinaria REDUC e no Polo Gaslub
Localização RJ Tempo de leitura 2 min de leitura

Petrobras e Águas do Rio fecham acordo para um dos maiores projetos industriais do Brasil, a ser feito na refinaria REDUC e no Polo Gaslub

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 23/12/2022 às 08:54
Petrobras, refinarias, projeto
Foto: Reprodução agenciapetrobras
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

As refinarias que estão no contrato firmado entre Petrobras e Águas do Rio, vão ser abastecidas com mais de 28 milhões de m³ de água


O maior projeto de reúso de água industrial no Brasil será feito pela gigante Petrobras juntamente com a Águas do Rio, responsável pelo abastecimento de água de 27 cidades do estado do Rio de Janeiro. O contrato firmado entre as duas prevê que as operações da REDUC (Refinaria Duque de Caxias) e do Polo Gaslub sejam abastecidas com água de reúso, ou seja, mais de 28 milhões de m³ de água por ano passarão pelas refinarias.

De acordo com Rodrigo Costa, diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras, a estatal acredita que a ascensão dos acordos sobre reúso de água pode diminuir a captação de água doce. Ainda segundo ele: “A empresa vem atuando no tema de segurança hídrica tanto adotando projetos de reúso de água em suas operações e tratamento de efluentes, como no patrocínio a projetos de conservação de nascentes e mata ciliar”.

O QUE É O REUSO DE ÁGUA?

YouTube Video
Reprodução: YouTube

Refinarias 100% abastecidas com água de reúso

O contrato da Petrobras com a REDUC, que utilizará adutoras da petroleira para canalizar a água, alcançando uma quantidade de 3.300m³ de água para a refinaria por hora, formalizou a atuação da Águas do Rio para o fornecimento a partir do ano de 2024, sendo que outras refinarias também poderão utilizar a água em reúso.

Dado esse avanço no projeto de reutilizar águas, a refinaria REDUC vai usar exclusivamente essa água em todos os seus processos industriais, largando o “método tradicional” de captação de águas, que, como dito, vai diminuir essa utilização, tornando esse consumo mais sustentável.

Polo Gaslub

Em relação à GASLUB, o contrato com ela está em fase de conclusão pela Petrobras e a Águas do Rio, já que o acordo não envolve somente a indústria, como também a Unidade de Processamento de Gás de Itaboraí.

Quando o acordo for finalmente concluído, a GASLUB está com previsão de receber, para todas as suas operações e projetos, até 3.940 m3/h de água de reúso, sendo que a Águas do Rio quer começar já a sua proposta de investimentos na Estação de Tratamento de Esgoto de São Gonçalo.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos