1. Início
  2. / Refinaria e Termoelétrica
  3. / Petrobras e Águas do Rio fecham acordo para um dos maiores projetos industriais do Brasil, a ser feito na refinaria REDUC e no Polo Gaslub
Localização RJ Tempo de leitura 2 min de leitura

Petrobras e Águas do Rio fecham acordo para um dos maiores projetos industriais do Brasil, a ser feito na refinaria REDUC e no Polo Gaslub

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 23/12/2022 às 08:54
Petrobras, refinarias, projeto
Foto: Reprodução agenciapetrobras

As refinarias que estão no contrato firmado entre Petrobras e Águas do Rio, vão ser abastecidas com mais de 28 milhões de m³ de água


O maior projeto de reúso de água industrial no Brasil será feito pela gigante Petrobras juntamente com a Águas do Rio, responsável pelo abastecimento de água de 27 cidades do estado do Rio de Janeiro. O contrato firmado entre as duas prevê que as operações da REDUC (Refinaria Duque de Caxias) e do Polo Gaslub sejam abastecidas com água de reúso, ou seja, mais de 28 milhões de m³ de água por ano passarão pelas refinarias.

De acordo com Rodrigo Costa, diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras, a estatal acredita que a ascensão dos acordos sobre reúso de água pode diminuir a captação de água doce. Ainda segundo ele: “A empresa vem atuando no tema de segurança hídrica tanto adotando projetos de reúso de água em suas operações e tratamento de efluentes, como no patrocínio a projetos de conservação de nascentes e mata ciliar”.

O QUE É O REUSO DE ÁGUA?

Reprodução: YouTube

Refinarias 100% abastecidas com água de reúso

O contrato da Petrobras com a REDUC, que utilizará adutoras da petroleira para canalizar a água, alcançando uma quantidade de 3.300m³ de água para a refinaria por hora, formalizou a atuação da Águas do Rio para o fornecimento a partir do ano de 2024, sendo que outras refinarias também poderão utilizar a água em reúso.

Dado esse avanço no projeto de reutilizar águas, a refinaria REDUC vai usar exclusivamente essa água em todos os seus processos industriais, largando o “método tradicional” de captação de águas, que, como dito, vai diminuir essa utilização, tornando esse consumo mais sustentável.

Polo Gaslub

Em relação à GASLUB, o contrato com ela está em fase de conclusão pela Petrobras e a Águas do Rio, já que o acordo não envolve somente a indústria, como também a Unidade de Processamento de Gás de Itaboraí.

Quando o acordo for finalmente concluído, a GASLUB está com previsão de receber, para todas as suas operações e projetos, até 3.940 m3/h de água de reúso, sendo que a Águas do Rio quer começar já a sua proposta de investimentos na Estação de Tratamento de Esgoto de São Gonçalo.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos