O leilão está marcado para 10 de outubro e vai oferecer 36 blocos nas bacias sedimentares marítimas; Petrobras e outras 11 gigantes já se inscreveram.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), afirmou neste dia 26, que recebeu a inscrição das primeiras doze empresas para a 16ª Rodada de licitação de blocos exploratórios de petróleo e gás, sob regime de concessão, são elas as gigantes Exxon, Shell, Equinor, Total e CNOOC, além da Petrobras. Com o foco no pré-sal a estatal petroleira brasileira inicia venda de campos terrestres na Bahia.
Das inscritas até o momento, onze são companhias de origem estrangeira; grupo que inclui também BP, Chevron, Ecopetrol, Karoon, QPI e Repsol.
-
Contas de luz vão explodir no Brasil: entenda o motivo por trás do novo aumento na energia
-
Bilionários, artistas e atletas seguem os passos de Neymar em Balneário Camboriú: youtuber mostra como é morar em apartamentos de R$ 25 milhões com piscinas panorâmicas, suítes de 80 m² e vista para o mar
-
Pressão total: EUA e União Europeia unem forças e impõem bloqueio econômico à Rússia
-
Firjan Sesi disponibiliza mais de 100 vagas para formação técnica em áreas de Automação Industrial, Eletrotécnica, Logística, Edificações e muitas outras
O leilão está marcado para 10 de outubro e vai oferecer 36 blocos nas bacias sedimentares marítimas de Pernambuco-Paraíba, Jacuípe, Camamu-Almada, Campos e Santos, totalizando 29,3 mil km² de área.
A lista de empresas inscritas ainda poderá crescer, segundo a ANP, que informou que outros pedidos de inscrição serão analisados nas próximas reuniões da Comissão Especial de Licitação (CEL) que volta a se reunir em 16 de setembro.
A ANP destacou que a inscrição para a rodada é obrigatória e individual para cada interessada, mesmo para aquelas que pretendam apresentar oferta mediante consórcio.
Segundo ela, todas as inscritas atenderam aos requisitos previstos no edital e estão aptas a participar da rodada.
As empresas inscritas poderão apresentar ofertas somente para os blocos localizados nos setores para os quais tenham efetuado o pagamento de taxa de participação e aportado garantia de oferta.
Estão previstos também para o segundo semestre o leilão do excedente da cessão onerosa (28 de outubro) e o da 6ª rodada de partilha do pré-sal (7 de novembro).
A PEC 98, da cessão onerosa, deve ser votada no plenário do Senado na próxima quarta, 28. Relator Cid Gomes (PDT/CE) vai encaminhar alterações no texto, aumentando o rateio de estados e municípios no bônus do leilão de excedentes. Se a mudança for aprovada, texto volta para a Câmara.
Governadores do Sul e Sudeste também querem estender a prática de ratear o bônus para outros leilões. Os signatários da Carta de Vitória, assinada após o 4º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) no sábado (24), pedem que 50% dos bônus de leilões de partilha sejam repassados aos governos locais.
Petrobras encerra atividades em poço de exploração no Rio Grande do Norte
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.