1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petrobras destaca petróleo do pré-sal como destaque no cenário da transição energética em evento OTC 2022
Tempo de leitura 3 min de leitura

Petrobras destaca petróleo do pré-sal como destaque no cenário da transição energética em evento OTC 2022

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 05/05/2022 às 10:48
Durante a sua participação no evento OTC 2022, a estatal Petrobras aproveitou o momento para destacar o potencial de destaque que o petróleo do pré-sal possui dentro do cenário de transição energética que o mercado global está vivenciando
Foto: © Shutterstock
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Durante a sua participação no evento OTC 2022, a estatal Petrobras aproveitou o momento para destacar o potencial de destaque que o petróleo do pré-sal possui dentro do cenário de transição energética que o mercado global está vivenciando

A Petrobras aproveitou o evento Offshore Technology Conference – OTC 2022, que aconteceu nessa terça-feira, (03/05), para falar sobre o cenário atual da transição energética no mercado global. Assim, a empresa destacou o petróleo produzido em áreas de pré-sal como o grande destaque desse momento, uma vez que o material possui uma baixa emissão de carbono na atmosfera, o que não acontece na produção comum desse recurso.

Primeiro dia do OTC 2022 conta com apresentação da Petrobras sobre importância do petróleo do pré-sal para a transição energética que acontece no mercado mundial

Uma discussão cada vez mais presente em nações do mundo inteiro é a transição energética e as formas com que os países poderão torná-la uma realidade cada vez mais próxima. Assim, a estatal Petrobras aproveitou o primeiro dia do OTC 2022 para demonstrar como o petróleo do pré-sal pode ser importante no desenvolvimento dessa iniciativa. A empresa brasileira ganhou um grande destaque nos momentos iniciais do evento devido aos seus fortes argumentos em relação à matéria-prima. 

O petróleo produzido a partir das áreas de pré-sal consegue reduzir bastante a emissão de gases poluentes como o carbono na atmosfera. Dessa forma, o incentivo à produção desse recurso é parte essencial para que a transição energética no Brasil e no mundo seja possível. A Petrobras destacou que o cenário atual da indústria do petróleo e gás já busca por alternativas que realizem uma menor emissão de carbono e que, com os investimentos corretos, o pré-sal pode se tornar a maior fonte de produção e exploração desse recurso durante os próximos anos. 

A apresentação aconteceu com a participação da ApexBrasil, da Agência Brasileira de Promoção do Comércio e Investimento, em parceria com a Petrobras, da Agência Brasileira de Pesquisa Energética (EPE), do Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás (IBP), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). E, nesse encontro, foram discutidas as novas perspectivas para o futuro dos investimentos em torno da expansão da exploração do petróleo no pré-sal dentro do território nacional. 

Barril de petróleo comum tem até 70% a mais de emissão de carbono em comparação com o extraído do pré-sal, segundo a estatal

Ainda dentro da sua apresentação no evento OTC, a Petrobras aproveitou para apresentar números expressivos sobre a relevância do petróleo do pré-sal dentro da transição energética. Assim, a empresa demonstrou que a produção de apenas um barril de petróleo comum no Brasil possui até 70% a mais de emissão de carbono quando comparada com a produção da mesma quantidade do recurso extraído do pré-sal. E, com isso, o investimento nesse tipo de exploração garantirá ainda mais compromisso ambiental para o país. 

Dessa forma, o diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da Petrobras, Rafael Chaves, comentou que O futuro da indústria de óleo e gás já começou com os investimentos no pré-sal caracterizados pela menor emissão de carbono por volume produzido. Se não entregarmos um barril com óleo produzido no pré-sal, com baixa emissão, outro barril será entregue com emissão, em média, 70% maior”.

A estatal ainda comentou que o futuro da indústria mundial não apresenta uma alternativa melhor do que o petróleo para a produção de diversos produtos. E, dessa forma, a Petrobras acredita que a melhor forma que seguir com a produção de maneira mais sustentável é buscar alternativas menos agressivas ao meio ambiente, como é o caso do pré-sal na transição energética.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos