Petrobras começará campanha de perfuração em Uirapuru, na bacia de Santos, ainda este mês

Petrobras

Após renovar contrato da sonda da Seadrill, Petrobras informa que começará a campanha no ativo adquirido na 4ª rodada de partilha, em 2018.

Na segunda-feira (04/11) o Click Petróleo e Gás informou que a Petrobras assinou a renovação de contrato com a Seadrill para serviços de perfuração da sonda West Tellus.
Ontem (05/11), foi a vez da Petrobras comunicar que começará, na primeira quinzena deste mês de novembro, as primeiras perfurações com a sonda no campo de Uirapuru, na bacia de Santos, arrematado na 4ª rodada de partilha, em 2018.

Os valores do acordo entre a Petrobras e a Seadrill ficaram em torno de US$ 170 milhões, o que representou uma taxa diária de cerca de US$ 235 mil.
O navio-sonda West Tellus está em campanha na área de Mero/Libra desde 2015 e o antigo contrato acabaria no final de outubro, e precisou ser renovado para poder seguir para o ativo de Uirapuru, na Bacia de santos.

A Seadrill é uma empreiteira de perfuração em águas profundas para a indústria do petróleo. É incorporada nas Bermudas e gerenciada a partir de Londres. A empresa opera plataformas semi-submersíveis, plataformas de perfuração e navios de perfuração.

Além da unidade contratada pela Petrobras, A Seadrill tinha uma outra, a West Saturn, prestando serviço para a Equinor, mas o contrato encerrou e ela deixou o país.

Comenta-se no mercado que a Seadrill apresentou melhor proposta em uma licitação da ExxonMobil, mas o fato não teve ainda uma confirmação oficial.

O ativo

O campo de Uirapuru na bacia de Santos é operado pela Petrobras que tem como sócias a Petrogal, com 14%, Equinor (28%) e ExxonMobil (28%).
O planejamento da campanha do navio-sonda prevê apenas uma perfuração na área, sendo logo após transferida para outras áreas da petroleira brasileira.

Leia também aqui no seu portal CPG ! Navio sonda Laguna Star da Constellation retoma operações com a Petrobras !

Renato Oliveira

About Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki)