1. Início
  2. /
  3. / Petrobras avalia participar do leilão de energia A-6 com usinas termoelétricas
Tempo de leitura 2 min de leitura

Petrobras avalia participar do leilão de energia A-6 com usinas termoelétricas

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 15/08/2019 às 01:00
Atualizado em 14/08/2019 às 18:12

Sem categoria

Petrobras
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Petrobras poderia atuar como fornecedora ou como geradora de usinas. Desinvestimento em UTEs deve começar ano que vem

A Petrobras estuda participar do próximo leilão A-6 de projetos de geração de energia elétrica, que será realizado em outubro deste ano, com entrega de energia em 2025. Afirmou nesta quarta-feira a diretora-executiva de Refino e Gás Natural da Petrobras, Anelise Lara. Os comentários da executiva ecoaram recentes notícias de que a Petrobras avalia criar uma subsidiária de geração de energia com seus ativos termelétricos e vender a unidade em uma oferta inicial de ações.

De acordo com ela, a participação da estatal de petróleo e gás pode ser tanto quanto como fornecedora de gás natural quanto como geradora, através de parcerias. “Olhamos sim (o A-6), pode ser em parcerias”, disse a executiva.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Anelise Lara, após participar de seminário no Rio de Janeiro, disse que a estatal possui um parque térmico de 26 usinas e que pretende vender 15 desses empreendimentos.

O processo de venda que deve começar a partir de 2020, faz parte do programa de desinvestimentos e gestão de ativos da companhia.

A escolha das 15 térmicas foi resultado de uma análise do portfólio da empresa, que segundo Anelise Lara, os ativos que restariam são os que farão sentido para a empresa. “A venda deve acontecer a partir do ano que vem”, avisa a executiva.

Também presente no evento, o presidente da Shell no Brasil, André Araujo, ressaltou a estratégia da empresa de olhar projetos de energia elétrica em todo mundo e disse que poderá avaliar as térmicas da Petrobras quando forem colocadas à venda.

O executivo também afirmou que estão avaliando participação no A-6, com “um time dedicado”, mas ressaltou que ainda não há definição sobre a presença no certame.

Comperj

Nesta quarta, o presidente da estatal, Roberto Castello Branco voltou a destacar o potencial do Comperj, em Itaboraí, em se tornar um polo de geração de energia.

A Petrobras constrói uma unidade de processamento de gás natural no local e conclui a instalação do gasoduto Rota 3, que vai conectar a produção de gás do pré-sal, especialmente de Búzios, na cessão onerosa.

Tem mais de 20 interessados nas 4 primeiras refinarias da Petrobras, diz Castello Branco

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos