1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petrobras anuncia que FPSO Almirante Barroso partiu da China para produção de petróleo e gás natural no Campo de Búzios
Tempo de leitura 3 min de leitura

Petrobras anuncia que FPSO Almirante Barroso partiu da China para produção de petróleo e gás natural no Campo de Búzios

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 18/07/2022 às 10:33
Atualizado em 29/07/2022 às 11:15
A embarcação FPSO Almirante Barroso acaba de sair da China, segundo informações da Petrobras, e passará por algumas fases de testes antes de chegar ao Brasil para a produção de petróleo e gás natural na região do Campo de Búzios.
Fonte: Petronotícias

A embarcação FPSO Almirante Barroso acaba de sair da China, segundo informações da Petrobras, e passará por algumas fases de testes antes de chegar ao Brasil para a produção de petróleo e gás natural na região do Campo de Búzios.

A companhia Petrobras anunciou que no último domingo, (17/07), a plataforma FPSO Almirante Barroso partiu do estaleiro Cosco, na China, para iniciar a sua trajetória até o território nacional. A embarcação será responsável pela produção de petróleo e gás natural no Campo de Búzios, localizado na Bacia de Santos, na região Sudeste do país, e vai colaborar para uma expansão na exploração dos recursos no local.

FPSO Almirante Barroso deixou estaleiro da China para iniciar rota até o Brasil para produção de petróleo e gás natural no Campo de Búzios, segundo a Petrobras

O projeto da Petrobras de produção de petróleo e gás natural no Campo de Búzios, localizado na Bacia de Santos, está cada vez mais avançado e o FPSO Almirante Barroso partiu da China no último domingo para iniciar a sua rota ao Brasil. O anúncio foi feito pela Petrobras durante esta última terça-feira, que também contou com mais informações sobre o futuro do trajeto da plataforma até chegar ao território nacional. 

Assim, a estatal destacou que, antes de iniciar a sua viagem para o Brasil definitivamente, o FPSO Almirante Barroso passará por alguns testes de navegação durante cinco dias ainda em águas chinesas, para verificar a segurança e qualidade das operações.

Em seguida, a embarcação irá realizar paradas em Singapura e Ilhas Maurício, onde irá abastecer e trocar a tripulação. Dessa forma, o FPSO deverá chegar ao território nacional por volta de outubro deste ano, quando passará pela etapa final de comissionamento e testes de aceitação no estaleiro BrasFELS, em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. 

A produção do FPSO Almirante Barroso no Campo de Búzios está prevista para começar por volta do início de 2023, com foco na exploração de petróleo e gás natural na região. E, segundo os dados do projeto da Petrobras, a embarcação contará com capacidade de produzir diariamente até 150 mil barris de óleo e processar 6 milhões de m³ de gás, além de ter a capacidade de injeção de água de 220 mil barris de água por dia no campo da Bacia de Santos. 

Projeto de produção de petróleo e gás natural no Campo de Búzios avança e FPSO Almirante Barroso contribuirá fortemente para a expansão da exploração no local

O projeto de produção de petróleo e gás natural no Campo de Búzios será fortemente beneficiado pela chegada da plataforma FPSO Almirante Barroso ao Brasil, uma vez que a Petrobras espera uma produção diária de cerca de 575 mil barris de óleo. Dessa forma, a área passará a ser a responsável por 33% da produção de óleo da Petrobrás em 2026, garantindo assim uma aceleração nos planos de crescimento da empresa. 

A responsável pelo desenvolvimento do projeto e pela operação da plataforma no Campo de Búzios é a japonesa Modec e o presidente e CEO da empresa em Singapura, Soichi Ide, destacou: “O FPSO Almirante Barroso MV32 é um dos projetos mais importantes para a Petrobrás, Modec e muitos de nossos parceiros e partes interessadas. Será o primeiro FPSO do campo de Búzios a ser entregue e operado por uma contratada. Como um dos navios de maior produção em nossa frota, o MV32 representa um marco significativo de nossa presença comercial no Brasil”.

Agora, a Petrobras aguarda as próximas etapas de testes do FPSO Almirante Barroso nas águas chinesas para dar continuidade à sua rota ao território nacional, avançando no projeto de exploração dos combustíveis no Sudeste do país.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos