1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petrobras anuncia início de perfuração de novo poço no Bloco de Sépia e avança na produção de petróleo na Bacia de Santos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Petrobras anuncia início de perfuração de novo poço no Bloco de Sépia e avança na produção de petróleo na Bacia de Santos

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 05/08/2022 às 12:47
A campanha exploratória da Petrobras na Bacia de Santos segue a todo vapor e a empresa acaba de anunciar mais uma perfuração de um novo poço no Bloco de Sépia, visando expandir a sua produção de petróleo e gás natural na região.
Fonte: Poder 360
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A campanha exploratória da Petrobras na Bacia de Santos segue a todo vapor e a empresa acaba de anunciar mais uma perfuração de um novo poço no Bloco de Sépia, visando expandir a sua produção de petróleo e gás natural na região.

A companhia Petrobras anunciou, na última segunda-feira, (01/08), a perfuração de um novo poço no Bloco de Sépia, localizado na Bacia de Santos, no estado de São Paulo, o 4-BRSA-1386D-RJS. Todo o processo de perfuração está sendo realizado com uma sonda da companhia Ocyan e a campanha exploratória da empresa na Bacia de Santos segue a todo vapor, após movimentações de produção de petróleo e gás natural durante o mês de abril.

Petrobras dá início às obras de perfuração de novo poço no Bloco de Sépia utilizando sonda da companhia Ocyan para mais qualidade operacional 

Mesmo com o cenário nacional de combustíveis bastante instável devido às interferências políticas, a Petrobras dá continuidade aos seus projetos de exploração de produção de petróleo e gás natural e acaba de anunciar mais um passo no segmento, a perfuração de um novo poço no Bloco de Sépia, localizado na Bacia de Santos. A empresa deu início às obras para perfurar o poço batizado de 4-BRSA-1386D-RJS, que poderá contribuir para o crescimento produtivo da empresa na região Sudeste do país. 

Além disso, a empresa anunciou que a perfuração do novo poço no Bloco de Sépia está sendo realizada com a utilização da sonda NS-41 (ODN I), da Ocyan, em lâmina d’água de 2.197 metros, visando garantir mais qualidade operacional durante todo esse processo.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

A Ocyan é uma companhia internacional focada em soluções para operações no ramo de óleo e gás e oferece uma tecnologia de ponta para garantir mais eficiência e segurança nas suas atividades, permitindo assim mais controle da Petrobras sobre a perfuração. 

Os campos de petróleo e gás natural do Bloco de Sépia, na Bacia de Santos, possuem uma participação de 30% da Petrobras, em parceria com a TotalEnergies (28%), Petronas (21%) e Qatar Petroleum (21%). Além disso, a região foi arrematada pela estatal brasileira durante a realização da 2ª rodada do excedente da cessão onerosa, em 2021, com percentual de excedente de 37,43%. Agora, a Petrobras dá continuidade à sua campanha de exploração de combustíveis na área, com a perfuração do novo poço. 

Produção do FPSO Carioca com ligação ao Bloco de Sépia garante à estatal uma forte presença no ramo de óleo e gás na Bacia de Santos 

A Petrobras possui uma forte presença no setor de óleo e gás da Bacia de Santos atualmente devido à sua produção na plataforma FPSO Carioca, sendo atualmente interligada a quatro poços localizados no Bloco de Sépia e lidera o ranking das maiores unidades produtoras de petróleo do país.

Além disso, o projeto do FPSO Carioca prevê a interligação de sete poços produtores e quatro poços injetores à embarcação, dispondo ainda de um sistema de remoção de CO2 presente no gás produzido e de reinjeção na jazida, reduzindo o lançamento de dióxido de carbono na atmosfera, garantindo assim mais qualidade ambiental e redução nos impactos causados pela produção da empresa. 

A empresa havia iniciado a produção de outro poço no Bloco de Sépia durante o mês de abril deste ano e, agora, com a utilização da sonda da Ocyan para a perfuração do poço 4-BRSA-1386D-RJS, poderá acelerar a busca pelos seus objetivos com o projeto do FPSO Carioca na Bacia de Santos. A Petrobras pretende alcançar a marca de 180 mil barris de petróleo por dia na plataforma e aproveitará o novo poço para chegar a essa meta.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos