1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petrobras adia início da operação de processamento de gás natural da UPGN para 2024
Tempo de leitura 3 min de leitura

Petrobras adia início da operação de processamento de gás natural da UPGN para 2024

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 25/09/2022 às 14:04
Petrobras, gás natural, petróleo
Foto: reprodução petrobras.com.br
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O projeto da Petrobras viabiliza o escoamento e processamento de 21 milhões de m³/d de gás natural

Quem estava esperando para ver o Polo Gaslub (antigo Comperj) processando o gás natural do pré-sal, terá que esperar mais dois anos. A Petrobrás informou que espera iniciar as operações de processamento de gás no empreendimento somente em 2024.

Fique por dentro dos motivos do adiamento das operações

Como já foi anunciado, a Petrobrás rescindiu em julho o contrato com o consórcio Kerui-Método, o qual estava responsável pelas obras da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Gaslub. Devido a isso, a Petrobrás teve que adiar o início da operação do projeto, que anteriormente estava previsto para 2022.

A Petrobras já iniciou a contratação da empresa que irá assumir as obras da UPGN, conforme mostra o Petronotícias. Referente a construção civil, a futura empresa escolhida ficará responsável pelo fornecimento de materiais e pela execução de todos os serviços remanescentes de Construção Civil, Montagem e Arquitetura necessários à implantação e ao perfeito funcionamento da Unidade Industrial, incluindo, mas não se limitando a: Estruturas metálicas; Arquitetura; Instalações prediais; Instalações hidráulicas, sanitárias e pluviais; Pavimentação e arruamento; entre outros.

O Projeto Integrado Rota 3, do qual faz parte a Unidade de Processamento de Gás Natural, é estratégico para a Petrobrás, uma vez que irá viabilizar o escoamento e processamento de 21 milhões de m³/d de gás natural produzido no Polo pré-sal da Bacia de Santos e o incremento da oferta de gás natural para o mercado brasileiro.

Conheça a Petrobras

A Petrobras é uma estatal brasileira responsável pela exploração, produção, refino, transporte e comercialização de petróleo e gás natural, sendo mais de 60% da produção da empresa, atualmente, oriunda da camada do pré-sal. Ela também está presente no setor energético, atuando na geração de energia termelétrica e através de fontes renováveis, assim como no segmento gás-químico e de biocombustíveis.

A empresa foi fundada no ano de 1953, no segundo governo de Getúlio Vargas, dando início às suas atividades em 1954. A sede da empresa fica localizada na cidade do Rio de Janeiro.

Ademais, a Petrobras também atua no setor de pesquisa e no desenvolvimento tecnológico voltado, principalmente, para a exploração petrolífera. Desse modo, a empresa se destaca internacionalmente na exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas.

Importância para o Brasil

A importância da Petrobras para o Brasil é imensa, tanto para a economia quanto para as atividades desenvolvidas pela companhia em diversos outros setores. Dados de 2014 mostram que as atividades da Petrobras foram as principais responsáveis pelo setor de petróleo e gás representar uma parcela de 13% do PIB do país.

A Petrobras é responsável pela geração de inúmeros empregos de forma direta em suas instalações e atividades, e indireta em setores produtivos ou empresas que dependem, de alguma forma, da produção de petróleo e combustível. Além disso, parte dos valores gerados pela produção e exploração retornam na forma de royalties para a União, estados e municípios.

Devido ao grande valor geopolítico do petróleo e gás natural, a própria produção desses produtos coloca o Brasil em uma posição privilegiada e ao mesmo tempo estratégica no cenário mundial.

Confira mais notícias sobre a Petrobras:

Ibama denuncia irregularidade cometida pela Petrobras na exploração da foz do Rio Amazonas

O Ministério Público Federal (MPF), na última semana, pediu a suspensão de perfuração da foz do Rio Amazonas e a Petrobras contestou.

O Ibama divulgou um novo parecer técnico sobre a exploração da Foz do rio Amazonas, apontando inconsistências nos documentos entregues pela Petrobrás, a qual deseja explorar a área.

Confira a matéria completa na íntegra, clicando aqui!

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos