1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petrobras abrirá vagas de emprego emergenciais durante a greve dos petroleiros
Tempo de leitura 2 min de leitura

Petrobras abrirá vagas de emprego emergenciais durante a greve dos petroleiros

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 08/02/2020 às 20:07
Atualizado em 09/02/2020 às 11:33
petrobras, petróleo, desinvestimentos
petrobras, petróleo, desinvestimentos
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A petroleira Petrobras já prevendo vulnerabilidade de sua produção, incluindo a segurança nas plataformas,consegue limiar na justiça para contratar mão de obra operacional

A Petrobras acabou sendo obrigada a iniciar contratações emergenciais com vagas de emprego na área técnica e operacional. Sem previsão para o fim da greve dos petroleiros e temendo que sua produção de petróleo seja afetada, incluindo a segurança dos trabalhadores, a justiça acabou autorizando a contratação de “não concursados”, que pode até mesmo desencadear um jurisprudência para que a estatal não precise mais abrir concursos públicos no futuro.

Leia também:

A Petrobras informou em nota que “está providenciando”, conforme autorização da Justiça, a contratação imediata de pessoas e serviços, de forma emergencial, para garantir a continuidade operacional em suas unidades durante a greve de petroleiros, iniciada em 1 de fevereiro.

No comunicado, a estatal ressaltou que a ordem judicial do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de garantir contingente mínimo de 90% do efetivo não vem sendo cumprida pelos sindicatos e, em decorrência disso, o tribunal autorizou a contratação emergencial pela Petrobras para suprir temporariamente os serviços essenciais e evitar impactos à operação. ou seja – mais vagas de emprego.

“As contratações serão feitas garantindo que os profissionais atendam a requisitos de qualificação técnica e possuam as certificações necessárias para exercício das atividades”, diz a nota divulgada pela petroleira, acrescentando que as unidades estão operando nas condições adequadas, com reforço de equipes de contingência quando necessário, e não

De acordo com a companhia, as contratações serão feitas garantindo que os profissionais atendam a requisitos de qualificação técnica e possuam as certificações necessárias para exercício das atividades.

Sindicatos

O diretor de Assuntos Institucionais da Federação Única dos Petroleiros ( FUP), Deyvid Barcelar, garantiu que a greve  em decorrência das vagas de emprego continua mesmo após o anúncio da Petrobras de que iniciou o  processo de contratação  de pessoal em caráter emergencial. Segundo Barcelar, se os sindicatos não estão cumprindo a determinação do TST de manter o efetivo mínimo de 90% de efetivo em suas unidades, é por causa da própria Petrobras.

O diretor da FUP destacou que nos últimos dias os sindicatos enviaram diversos ofícios à Petrobras solicitando qual seria a necessidade para cumprir o efetivo mínimo, mas a companhia não respondeu.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos