O ano começou com queda na confiança no mês de janeiro. Tudo isso devido ao pessimismo em relação aos próximos meses, como mostra os dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas) que foram divulgados no início do dia 25 de janeiro.
Contudo, o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) da Fundação Getúlio Vargas contou com uma queda de 2,2 pontos atingindo cerca de 85,8 pontos. A coordenadora das sondagens Viviane Seda Bittencourt em nota ressaltou: ” O resultado reflete o pessimismo em relação aos próximos meses, embora as famílias de menor poder aquisitivo ainda se mantenham otimistas”.
Além disso, ela completou dizendo: “A percepção sobre a situação atual não se altera muito em relação aos meses anteriores, ou seja, há uma desaceleração do mercado de trabalho, endividamento e taxa de juros elevados que continuam diminuindo as intenções de compras nos próximos meses”.
A princípio, o ISA (Índice de Situação Atual) subiu ligeiramente de 70,9 no mês de dezembro de 2022 para 71,1 no mês de janeiro. Já o IE (Índice de Expectativa) recuou de 3,6 pontos para 96,7 pontos e retornou a nível abaixo da neutralidade.
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Umas das maiores BR do Brasil será transformada! Rodovia terá duplicação de 221km e R$ 7 bi em investimentos, podendo gerar até 100 MIL empregos
- Noruega investe R$ 350 milhões em energia solar no norte de Minas Gerais
No exterior não é diferente, com esse anúncio do presidente da Eurásia.
Saiba mais sobre o Índice de Confiança do Consumidor
Para quem não sabe o que é Índice de Confiança do Consumidor, saiba que há uma série de dados que são indicados e calculados pelos institutos de economia que podem medir a disposição do consumidor em comprar e até mesmo demandar os serviços do mercado no futuro. Desse modo, os indicadores mais importantes para poder realizar qualquer análise em relação ao mercado é chamado de Índice de Confiança do Consumidor.
Sendo assim, esses dados coletados na análise do Índice de Confiança do Consumidor são frequentemente divulgados em sites e até mesmo em jornais que falam sobre economia. Portanto, compreender o significado pode ser algo essencial para qualquer avaliação sobre a conjuntura macroeconômica do país.
De tal forma, quando o assunto é falado sobre a Confiança do Consumidor o veículo está se referindo ao índice que é medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os dados coletados são apresentados mensalmente e neles são mensurados nas 3 primeiras semanas do mês. Essa pesquisa foi inspirada nos dados de expectativa da Europa, principalmente dos EUA onde é considerado de grande importância quando o assunto é definir políticas econômicas.