1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Pesquisadores desenvolvem a primeira turbina a gás movida a hidrogênio puro do mundo; equipamento ajudará a produzir energia com zero emissões de (CO2)
Tempo de leitura 2 min de leitura

Pesquisadores desenvolvem a primeira turbina a gás movida a hidrogênio puro do mundo; equipamento ajudará a produzir energia com zero emissões de (CO2)

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 16/06/2022 às 22:42
energia co2 gás turbina
Foto: UiS

Pesquisadores noruegueses conseguiram desenvolver uma tecnologia capaz de alimentar turbinas a gás com hidrogênio

A Universidade de Stavanger, na Noruega, opera uma mini usina de gás que pode revolucionar o setor. Os pesquisadores estão trabalhando em uma turbina a gás de hidrogênio puro. O equipamento consegue produzir calor e eletricidade para todo o complexo sem emitir dióxido de carbono (CO2). 

Em comunicado recente, pesquisadores da universidade anunciaram que conseguiram desenvolver com sucesso um método que usa o hidrogênio puro como combustível para turbinas a gás. 

O que é uma turbina a gás? 

Assim como os motores a gasolina e diesel, uma turbina a gás é um motor a combustão interna, funcionando com o uso de um ciclo de admissão, compressão, combustão expansão e escape. A maior diferença é que uma turbina a gás funciona circularmente, já os motores a combustão funcionam com um movimento de vai e vem. 

Após muito tempo de estudo e de testes, o time de pesquisadores atingiu o objetivo no mês de maio deste ano, quando conseguiram operar uma turbina a gás com 100% de hidrogênio. Foi possível chegar ao objetivo de produzir energia emitindo 0 de dióxido de carbono (CO2) no final do processo. 

O professor Mohsen Assadi, que lidera a equipe de pesquisa, destacou que o feito dos pesquisadores foi inédito no mundo: “Nós estabelecemos um recorde mundial na combustão de hidrogênio em microturbinas a gás. Ninguém conseguiu produzir neste nível antes”, disse o professor. Assadi também destacou a turbina movida a hidrogênio será menos eficiente.

A eficiência de operar a turbina a gás com hidrogênio será um pouco menor. O grande ganho, porém, é poder utilizar a infraestrutura já existente. Além disso, não há emissões de CO2 associadas a essa produção de energia”, completou o professor

De onde vem o hidrogênio? 

É inegável que o hidrogênio é uma das fontes de energia mais limpas do mundo. Entretanto, grande parte do hidrogênio existente hoje é derivado ou fortemente dependente de combustíveis fósseis. Um relatório do Departamento de Energia dos Estados Unidos mostrou que 95% de todo o hidrogênio produzido no país é oriundo de usinas de gás natural. Por conta disso, a produção do hidrogênio gera uma grande quantidade de gases de efeito estufa.  

O hidrogênio verde é uma aposta dos especialistas do setor para acelerar a redução da pegada de carbono de atividades cruciais da economia, como o transporte. O hidrogênio verde é produzido através da eletrólise da água, dividindo os átomos de hidrogênio em oxigênio.

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos