Pesquisadores noruegueses conseguiram desenvolver uma tecnologia capaz de alimentar turbinas a gás com hidrogênio
A Universidade de Stavanger, na Noruega, opera uma mini usina de gás que pode revolucionar o setor. Os pesquisadores estão trabalhando em uma turbina a gás de hidrogênio puro. O equipamento consegue produzir calor e eletricidade para todo o complexo sem emitir dióxido de carbono (CO2).
Em comunicado recente, pesquisadores da universidade anunciaram que conseguiram desenvolver com sucesso um método que usa o hidrogênio puro como combustível para turbinas a gás.
O que é uma turbina a gás?
Assim como os motores a gasolina e diesel, uma turbina a gás é um motor a combustão interna, funcionando com o uso de um ciclo de admissão, compressão, combustão expansão e escape. A maior diferença é que uma turbina a gás funciona circularmente, já os motores a combustão funcionam com um movimento de vai e vem.
- Mercado Livre de Energia: A revolução que está fazendo as Forças Armadas economizarem milhões e transformando o setor público
- O maior projeto de energia renovável do mundo será maior que 47 países: Com 3.000 turbinas eólicas de até 20 MW e 60 milhões de painéis solares
- Mais impostos, consumidor! Governo federal anuncia aumento de mais de 160% no imposto de importação de painéis solares, ameaçando mercado de energia limpa e empregos
- Transição Energética Justa: A Chave para um Futuro Global Sustentável
Após muito tempo de estudo e de testes, o time de pesquisadores atingiu o objetivo no mês de maio deste ano, quando conseguiram operar uma turbina a gás com 100% de hidrogênio. Foi possível chegar ao objetivo de produzir energia emitindo 0 de dióxido de carbono (CO2) no final do processo.
O professor Mohsen Assadi, que lidera a equipe de pesquisa, destacou que o feito dos pesquisadores foi inédito no mundo: “Nós estabelecemos um recorde mundial na combustão de hidrogênio em microturbinas a gás. Ninguém conseguiu produzir neste nível antes”, disse o professor. Assadi também destacou a turbina movida a hidrogênio será menos eficiente.
“A eficiência de operar a turbina a gás com hidrogênio será um pouco menor. O grande ganho, porém, é poder utilizar a infraestrutura já existente. Além disso, não há emissões de CO2 associadas a essa produção de energia”, completou o professor.
De onde vem o hidrogênio?
É inegável que o hidrogênio é uma das fontes de energia mais limpas do mundo. Entretanto, grande parte do hidrogênio existente hoje é derivado ou fortemente dependente de combustíveis fósseis. Um relatório do Departamento de Energia dos Estados Unidos mostrou que 95% de todo o hidrogênio produzido no país é oriundo de usinas de gás natural. Por conta disso, a produção do hidrogênio gera uma grande quantidade de gases de efeito estufa.
O hidrogênio verde é uma aposta dos especialistas do setor para acelerar a redução da pegada de carbono de atividades cruciais da economia, como o transporte. O hidrogênio verde é produzido através da eletrólise da água, dividindo os átomos de hidrogênio em oxigênio.