1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / Pesquisadora da Embrapa é homenageada por estudo inovador que impulsiona produtividade agrícola no Brasil
Localização SP Tempo de leitura 2 min de leitura

Pesquisadora da Embrapa é homenageada por estudo inovador que impulsiona produtividade agrícola no Brasil

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 28/04/2023 às 13:14
Pesquisadora da Embrapa
Foto: Christiane Abreu de Oliveira Paiva

Pesquisadores da Embrapa são constantemente homenageados por sua atuação fundamental no agronegócio brasileiro.

Entre eles, está Christiane Abreu de Oliveira Paiva, da área de Microbiologia do Solo da Embrapa Milho e Sorgo, que liderou a equipe responsável por identificar bactérias capazes de aumentar a absorção de fósforo pelas plantas. Um estudo que foi bastante significativo e contribui para o desenvolvimento da lavoura nacional.

Homenagem Agrishow 2023

Os resultados da pesquisa – que culminaram com o lançamento dos produtos comerciais BiomaPhos (Grupo Simbiose Agro/Bioma), Omsugo ECO e Omsugo P (Corteva Agriscience) e SolubPhos (Estados Unidos, pelo grupo Simbiose Agro), – foram considerados tão importantes que levaram a pesquisadora da Embrapa Christiane Paiva a receber a “Homenagem Agrishow 2023” – que reconhece anualmente os esforços e contribuições relevantes para o agronegócio brasileiro.

Essa honra é concedida pela Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos), Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) e SRB (Sociedade Rural Brasileira) – instituições importantes que reconhecem a relevância das ações de pesquisadores.

A homenagem será entregue durante a cerimônia de abertura da 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, ou Agrishow 2023, no dia 1º de maio, em Ribeirão Preto-SP.

Christiane Paiva relata que a homenagem representa não apenas uma distinção de seu trabalho, mas também um reconhecimento notável às mulheres, cientistas, e pesquisadoras em um momento em que a Embrapa completa 50 anos. Ela destaca que esse impacto na sociedade de sua equipe é significativo e devolve à sociedade o que foi investido em pesquisa e ciência.

Como esse estudo pode impulsionar a produtividade agrícola no Brasil?

Além disso, a pesquisadora enfatiza que as soluções biológicas geradas por meio da pesquisa e ciência têm a capacidade de reduzir custos para o produtor e movimentar toda uma cadeia produtiva. Ela liderou uma solução que traz ganhos significativos em produtividade e redução de custos para o produtor.

Portanto, a homenagem é uma grande conquista para a pesquisadora, para a Embrapa Milho e Sorgo, para a Embrapa e principalmente para o Brasil, trazendo benefícios, sustentabilidade e avanços na produtividade das culturas agrícolas. A tecnologia desenvolvida tem sido um grande avanço no manejo da adubação fosfatada, impulsionando significativamente o campo no Brasil e em todo o mundo.

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos