Pesquisadores da Embrapa são constantemente homenageados por sua atuação fundamental no agronegócio brasileiro.
Entre eles, está Christiane Abreu de Oliveira Paiva, da área de Microbiologia do Solo da Embrapa Milho e Sorgo, que liderou a equipe responsável por identificar bactérias capazes de aumentar a absorção de fósforo pelas plantas. Um estudo que foi bastante significativo e contribui para o desenvolvimento da lavoura nacional.
Homenagem Agrishow 2023
Os resultados da pesquisa – que culminaram com o lançamento dos produtos comerciais BiomaPhos (Grupo Simbiose Agro/Bioma), Omsugo ECO e Omsugo P (Corteva Agriscience) e SolubPhos (Estados Unidos, pelo grupo Simbiose Agro), – foram considerados tão importantes que levaram a pesquisadora da Embrapa Christiane Paiva a receber a “Homenagem Agrishow 2023” – que reconhece anualmente os esforços e contribuições relevantes para o agronegócio brasileiro.
Essa honra é concedida pela Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos), Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) e SRB (Sociedade Rural Brasileira) – instituições importantes que reconhecem a relevância das ações de pesquisadores.
- Nova rodovia com SEIS pistas promete desafogar importante BR brasileira e terminar com trânsito torturante entre metrópole e litoral
- Descoberta no Brasil de quarta maior jazida de mineral do mundo fará empresa destinar R$ 5 BILHÕES para extrair riqueza escondida e tornar país protagonista global na mineração
- Internet 6G: Velocidade de 1 TERABIT e latência quase ZERO prometem revolução global em 2030!
- Fim do MST? Nova lei imperdoável PROÍBE a desapropriação de terras no Brasil
A homenagem será entregue durante a cerimônia de abertura da 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, ou Agrishow 2023, no dia 1º de maio, em Ribeirão Preto-SP.
Christiane Paiva relata que a homenagem representa não apenas uma distinção de seu trabalho, mas também um reconhecimento notável às mulheres, cientistas, e pesquisadoras em um momento em que a Embrapa completa 50 anos. Ela destaca que esse impacto na sociedade de sua equipe é significativo e devolve à sociedade o que foi investido em pesquisa e ciência.
Como esse estudo pode impulsionar a produtividade agrícola no Brasil?
Além disso, a pesquisadora enfatiza que as soluções biológicas geradas por meio da pesquisa e ciência têm a capacidade de reduzir custos para o produtor e movimentar toda uma cadeia produtiva. Ela liderou uma solução que traz ganhos significativos em produtividade e redução de custos para o produtor.
Portanto, a homenagem é uma grande conquista para a pesquisadora, para a Embrapa Milho e Sorgo, para a Embrapa e principalmente para o Brasil, trazendo benefícios, sustentabilidade e avanços na produtividade das culturas agrícolas. A tecnologia desenvolvida tem sido um grande avanço no manejo da adubação fosfatada, impulsionando significativamente o campo no Brasil e em todo o mundo.