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Perplexos: Japoneses desmontam esse carro elétrico da BYD e se surpreendem: ‘Como ele pode ser produzido a um custo tão baixo?’

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 23/10/2024 às 19:44
Perplexos: Japoneses desmontam esse carro elétrico da BYD e se surpreendem: 'Como ele pode ser produzido a um custo tão baixo?'
Foto; Reprodução

Especialistas japoneses ficaram perplexos com o carro elétrico da BYD, sem entender como é possível produzir veículos de alta qualidade com custos tão baixos. Veja como essa inovação está transformando o mercado automotivo global!

O setor automotivo japonês, conhecido por sua eficiência e tecnologia de ponta, ficou em estado de alerta recentemente ao testemunhar a desmontagem do Atto 3, SUV totalmente elétrico da chinesa BYD. A pergunta que dominou o ambiente foi: “Como ele pode ser produzido a um custo tão baixo?“.

O questionamento ecoou em um seminário sobre veículos elétricos no Japão, após a apresentação detalhada do modelo.

Lançado no mercado japonês em janeiro de 2023, o Atto 3, que custa cerca de US$ 30.000 (aproximadamente 4,4 milhões de ienes), logo chamou a atenção pela relação custo-benefício.

A BYD não parou por aí. A empresa rapidamente adicionou outros dois modelos à sua linha no Japão: o Dolphin e o Seal, ambos posicionados como opções de baixo custo no segmento de veículos elétricos.

O Dolphin, com preço inicial de US$ 24.500 (3,63 milhões de ienes), e o Seal, a partir de US$ 33.000 (5,28 milhões de ienes), também se tornaram referências de mercado.

BYD Atto 3 (esquerda) e Dolphin (direita) EVs no Japão (Fonte: BYD)

Entretanto, foi o sucesso do Seal, visto como uma resposta direta ao Tesla Model, que realmente chamou atenção no país. Lançado no final de junho, o sedã elétrico da BYD rapidamente se tornou o veículo elétrico importado mais vendido no Japão em agosto.

A questão agora é: como a BYD, juntamente com outros fabricantes chineses de EV, consegue produzir veículos a preços tão competitivos?

Seminário revela segredos de produção

No início de outubro, o Escritório Econômico e Comercial do Japão Central realizou um seminário para discutir tendências em veículos elétricos a bateria (BEVs), reunindo cerca de 70 empresas japonesas do setor automotivo.

A estrutura da carroceria do “ATTO3” da BYD – Foto: Reprodução

O evento contou com a exibição de mais de 90.000 peças de 16 veículos elétricos, todos de origem estrangeira. Entre os modelos apresentados estavam o Atto 3 da BYD, o ET5 da NIO e o Model Y da Tesla. No entanto, foi o Atto 3 que roubou a cena.

Durante a desmontagem do SUV elétrico, os participantes ficaram surpresos com a simplicidade do projeto e a integração de componentes, o que gerou o debate sobre como a BYD consegue reduzir os custos de produção de maneira tão drástica.

Produção interna: o diferencial da BYD

BYD Atto 3 (Yuan Plus) no Japão (Fonte: BYD)

Uma das respostas para esse enigma reside na capacidade da BYD de fabricar a maioria dos componentes internamente. Isso permite à empresa reduzir significativamente os custos de produção e controlar melhor a qualidade e a cadeia de suprimentos.

Vale lembrar que a BYD começou como uma fabricante de baterias, o que lhe confere uma vantagem estratégica no setor de veículos elétricos.

A bateria, por exemplo, pode representar mais de um terço do custo total de um EV, e a BYD fabrica suas próprias baterias, o que reduz drasticamente os custos.

Dados recentes da CnEVPost apontam que a empresa é a segunda maior produtora de baterias para EVs no mundo, com uma participação de 16,4% no mercado global, ficando atrás apenas da também chinesa CATL, que detém 37,1% do mercado.

Integração e eficiência na produção

Outro aspecto importante é a capacidade da BYD de integrar componentes complexos em módulos simplificados. Um exemplo claro disso é o E-Axle 8 em 1, que combina motor, inversor e redutor em uma única unidade.

Essa integração não apenas reduz os custos de produção, mas também diminui o número de peças, o que impacta diretamente na manutenção e na eficiência do veículo.

Sho Kato, chefe de departamento da empresa japonesa Nissin Seiki, que participou do evento, afirmou: “Fiquei impressionado com o pequeno número de peças usadas pela BYD e pela Tesla”. Ele acrescentou ainda que a empresa planeja usar a experiência adquirida em seus negócios atuais para explorar o mercado de EVs no futuro.

O mercado japonês de EVs em transformação

Com a crescente popularidade dos veículos elétricos chineses no Japão, o mercado automotivo do país se encontra em um momento de reavaliação.

A entrada de fabricantes como a BYD desafia a hegemonia das tradicionais montadoras japonesas, como Toyota e Nissan, que até então dominavam o setor. O Dolphin, por exemplo, concorre diretamente com o Toyota Prius e o Nissan LEAF, dois dos modelos elétricos mais populares no Japão.

Além disso, o centro de exibição de veículos elétricos, inaugurado em março de 2022, já atraiu mais de 450 empresas interessadas em explorar esse mercado em crescimento.

Novos modelos, como o IONIQ 6 da Hyundai, devem ser incluídos na exibição até o final de outubro, sinalizando que o futuro dos EVs no Japão será marcado pela competição acirrada e pela inovação constante.

Embora as montadoras japonesas tenham dominado o cenário automotivo por décadas, a entrada de empresas como a BYD mostra que a indústria de veículos elétricos está longe de ser estática. Resta saber como os fabricantes tradicionais responderão a essa nova realidade de competição acirrada e inovação de baixo custo.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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